Sousa/PB -
No Rio de Janeiro

PF deflagra operação para reprimir fraudes no registro de armas de CACs

A ação investiga um esquema de fraudes em processos de requerimento de armas de fogo, por meio do uso de documentos falsos, repetidos ou incompatíveis com as exigências legais.

Da Redação Repórter PB

04/09/2026 às 07:40

Ads 970x250
Imagem Operação para reprimir fraudes no registro de armas de CACs

Operação para reprimir fraudes no registro de armas de CACs ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Nesta sexta-feira (4/9), a Polícia Federal deflagrou a Operação Polaridade com o objetivo de apurar a atuação de um grupo suspeito de fraudar procedimentos administrativos relacionados à aquisição e ao registro de armas de fogo destinados a Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs), no âmbito do sistema Sinarm-CAC.

Na ação de hoje, policiais federais cumprem 20 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão – contra pessoas físicas e empresas – em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, além do município de Vila Velha/ES.

As investigações foram iniciadas após a identificação de inconsistências em processos analisados na PF. As apurações apontam que um colaborador terceirizado, vinculado às atividades de análise documental do Núcleo de Armas, teria aprovado requerimentos desprovidos de documentação obrigatória, bem como solicitações instruídas com documentos falsos ou incompatíveis com as exigências legais.

Constatou-se a repetição de documentos entre diferentes requerentes, a utilização de comprovantes de residência falsificados e a ausência de documentos indispensáveis à instrução dos pedidos, além de irregularidades em certificados técnicos e demais requisitos legais exigidos para a aquisição de armamentos – inclusive de uso restrito.

As apurações também revelaram possíveis vínculos entre alguns dos requerimentos analisados e armas de fogo posteriormente apreendidas em uma ação policial, fato que reforçou a necessidade de aprofundamento das investigações. As diligências prosseguirão para identificar todos os envolvidos, apurar eventuais conexões com organizações criminosas e responsabilizar os autores dos fatos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações da Administração Pública, corrupção passiva, falsidade ideológica, uso de documento falso e comércio ilegal de armas de fogo, sem prejuízo de eventuais outros delitos que possam ser identificados no curso das apurações.

No âmbito da Operação Polaridade, estão sendo cumpridos mandados judiciais nos municípios de Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Macaé, Volta Redonda, São João de Meriti, Maricá, Magé e Pinheiral, no estado do Rio de Janeiro, e em Vila Velha, no Espírito Santo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.