28/05/2025 às 07:40
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (28/5) a Operação Falsídia III, que investiga um esquema de fraudes no levantamento de precatórios judiciais. A ação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2023.
Nas fases anteriores da operação, foram realizadas prisões em flagrante e cumpridos mandados de busca e apreensão contra suspeitos de levantar, de forma fraudulenta, ao menos R$ 7 milhões em precatórios junto à Caixa Econômica Federal.
Além dos precatórios, a fase atual da investigação identificou também fraudes no levantamento de benefícios previdenciários, totalizando mais R$ 495 mil desviados por meio de documentos falsificados.
Nesta etapa, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Goiás. Os alvos incluem integrantes do grupo criminoso envolvidos na identificação dos precatórios e na lavagem de dinheiro, além de um ex-funcionário de instituição financeira, suspeito de facilitar os saques dos valores.
Os investigados poderão responder por crimes como estelionato qualificado, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa, entre outros que possam ser identificados no curso da apuração.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera