
07/05/2026 às 19:03
A exatamente 150 dias para o primeiro turno das Eleições 2026, em 4 de outubro, o país atingiu a marca histórica de 158 milhões de cidadãos aptos a votar.

A informação foi divulgada pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, durante o balanço do cadastro eleitoral, que foi fechado nesta quinta-feira (7).
A partir de agora, não é possível mais fazer o título, revisar informações ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.
O balanço do TSE aponta que quase 89% dos eleitores já possuem biometria cadastrada, que é a identificação eletrônica por meio da digital.
O corregedor-geral eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira, detalhou o aumento desse cadastro biométrico.
“Em 2024, tínhamos um percentual de 82%, 82,78% de eleitores com biometria. Hoje, temos 88,78% de eleitores biometrizados, um acréscimo de 6%, que equivale a mais de 9 milhões de novos eleitores com biometria”.
Com esse crescimento, o país chega a 140 milhões de pessoas com segurança reforçada na hora de votar, segundo a corte.
Antonio Carlos destacou também o aumento no número de jovens eleitores em relação à 2024.
“Tivemos um aumento de quase 125 mil jovens eleitores do último ciclo eleitoral para este, o que representa um aumento de 7%”.
O corregedor destacou ainda o esforço das equipes técnicas, que fizeram só no último dia do prazo, que foi nesta quarta, quase um milhão de atendimentos.
O trabalho agora é processar todos dados e preparar as urnas eletrônicas para as eleições em 4 de outubro, em 1º turno, e 25 do mesmo mês, no eventual 2º turno.
Nas eleições 2026, os eleitores vão escolher o presidente da República, senadores, governadores, deputados federais, estaduais e distritais, no caso do Distrito Federal.
2:13Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera