Sousa/PB -

Extras

AGU: Google tem 5 dias para retirar deepfakes de pessoas reais do ar

Rádio Agência

02/04/2026 às 13:16

Tamanho da Fonte

O Google foi notificado pela Advocacia Geral da União e tem cinco dias para retirar do ar os resultados de busca que mostram sites que usam inteligência artificial e deepfake para produzir imagens sexualizadas falsas de pessoas reais.

Na decisão, a AGU pede a desindexação dos sites de “nudificação” e o uso de filtros algorítmicos para impedir novas indexações de outros sites. Para se ter uma ideia, na decisão, foi apresentada uma lista só como exemplo de mais de 40 links que fazem isso de usar IA para sexualizar, em sua grande maioria, mulheres.

Aliás, é o que mostra uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas do Rio, que as principais vítimas são mulheres, crianças e adolescentes.

A AGU lembra que o Google tem diretrizes no sentido de proibir imagens íntimas não autorizadas, mas que essas diretrizes não são suficientes “para mitigar os riscos que as ferramentas “nudificação” carregam, visto que os sites continuam indexados ao buscador”. É o que diz a decisão.

1:09

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera