Sousa/PB -

Extras

OMS aponta que estudo do genoma se concentra em países de alta renda

Rádio Agência

28/12/2025 às 15:30

Tamanho da Fonte

Olhar o ser humano como plural e ao mesmo tempo único. A abordagem permite, por exemplo, a escolha de exames, medicamentos e tratamentos adaptados ao perfil individual de cada paciente. No centro dessa transformação está a genômica, ramo da genética que estuda o genoma completo de um organismo, incluindo o sequenciamento e análise, e que tem se mostrado a chave para a medicina de precisão, realidade ainda distante para muitas pessoas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 80% dos estudos clínicos genômicos ocorrem em países de alta renda, enquanto menos de 5% ocorrem em países de baixa e média renda, deixando lacunas em relação a crianças e idosos.

Um relatório da OMS reforça a importância de pesquisas clínicas mais inclusivas, geograficamente diversas e sensível aos contextos regionais, garantindo que estudos reflitam a diversidade das populações globais e as necessidades de saúde pública.

O relatório propõe ações como aumento do investimento em infraestrutura e capacidade de pesquisas em regiões sub-representadas e maior inclusão de crianças, idosos e outros grupos excluídos dos estudos clínicos.

1:51

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera