Sousa/PB -

Extras

Pacientes do SUS, no RJ, serão atendidos em hospitais da Rede D'Or

Rádio Agência

22/12/2025 às 20:55

Tamanho da Fonte

Pacientes do SUS no estado do Rio de Janeiro vão ser atendidos gratuitamente em hospitais privados da Rede D’Or, a maior rede privada hospitalar do Brasil. A parceria entre o Ministério da Saúde e o grupo foi anunciada nesta segunda-feira (22), na capital fluminense. 

Inicialmente, duas unidades vão reforçar o atendimento na saúde pública, o Glória D’Or, no Rio de Janeiro, e o Niterói D’or, em Niterói, na região metropolitana. As duas vão realizar cerca de 100 cirurgias cardiológicas para o SUS, no valor de R$ 3,6 milhõesS por ano.

A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio pelo Ministério da Saúde, para ampliar a oferta de serviços de média e alta complexidade, visando reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. 

Segundo o Ministério da Saúde, o programa já ampliou em 375% o atendimento em áreas consideradas prioritárias como oncologia, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

O ministro da saúde, Alexandre Padinha, comentou a medida.

“São hospitais que têm a melhor estrutura, profissionais, equipamentos, toda a estrutura, só não têm paciente do SUS lá. Então, a partir desse acordo do Agora Tem Especialistas, abre as portas para pacientes do SUS. O mecanismo, no caso aqui da Rede Dor, que não tem dívida com a União, ela reduz o pagamento de impostos no futuro, trocando isso por mais cirurgias, mais exames e consultas especializadas para população aqui do Rio de Janeiro”.

Além do acordo com a rede D’Or, segundo o ministro, estão sendo assinados nesta segunda-feira em todo o Brasil acordos com outros vinte e oito hospitais.

Padilha também falou sobre os próximos passos do programa Agora tem Especialistas para 2026.

“A gente já tem mais de 200 propostas de hospitais, 159 já foram aprovadas tecnicamente pelo Ministério. A expectativa é que a gente possa ter mais hospitais como esses, os estados e municípios fazendo adesão já no começo do próximo ano. A gente está terminando esse ano já com R$ 200 milhões em cirurgias, exames contratados nesse mecanismo do Agora Tem Especialistas”.

O ministro acrescentou ainda que o programa é importante, pois aproveita a estrutura de excelência dos hospitais privados.

“Não só o recurso, mas poder aproveitar esses profissionais que estão lá, os equipamentos, os exames, todos estruturados nos hospitais privados, é um ganho enorme para quem está aguardando há tanto tempo com a cirurgia, com um exame especializado no SUS”.

Entre os procedimentos realizados estão cirurgias de média e alta complexidade, como bariátrica por videolaparoscopia, plástica abdominal e vasectomia.

Durante o lançamento, o ministro Padilha também assinou uma carta de intenção com o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa para a cooperação no desenvolvimento de pesquisas.

3:06

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera