05/07/2025 às 16:43
Uma iniciativa inédita no Sistema Único de Saúde para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados. É o mutirão "Agora Tem Especialistas". A ideia é oferecer um grande volume de consultas, exames e cirurgias em um curto período de tempo, com a participação de hospitais universitários federais e outras instituições de saúde.
Uma das unidades de saúde que está recebendo esse projeto é o Hospital Gafreé Guinle, administrado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O local foi visitado neste sábado (5) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha e pelo reitor da UniRio, José da Costa Filho. Além do Rio, outros 23 estados são alvo da iniciativa. Segundo o ministro da Saúde, o mutirão entrará para a história dos atendimentos no Brasil como aquele com a maior variedade de atendimentos já realizado.
“Hoje nós fizemos em todo o Brasil, nos 45 hospitais, mutirões que envolveram mil tipos de cirurgia, 10,3 mil procedimentos, diagnósticos e consultas. É um movimento que não para hoje. Os hospitais universitários federais vão continuar atendendo em mutirões, atendendo em terceiro turno, fazendo procedimentos e exames eletivos e de urgência pra reduzir esse tempo de espera em nosso país”.
O atendimento mobiliza hospitais universitários federais vinculados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, informa que a mobilização está orientando todos os hospitais universitários envolvidos a ampliar seus horários de trabalho e para que usem os sábados e domingos como mais uma opção para os atendimentos. Ele avalia que essa mobilização vai ajudar na formação de profissionais mais capacitados.
“À medida que a gente amplia a oferta de atendimento para a população, estamos envolvendo nossos alunos e residentes, portanto, formando melhor nossos futuros profissionais de saúde. Isso é exatamente o que diferencia o hospital universitário: compromisso com o ensino, a pesquisa e com o SUS”.
Pela manhã, Padilha acompanhou a primeira dama, Janja Lula da Silva, e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, na visita ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e à maternidade Paulino Werneck, ambos na Ilha do Governador, zona norte carioca. Durante a visita, foram anunciadas medidas em âmbito nacional de reforço a saúde da mulher, entre elas, a oferta de exames de imagem de forma itinerante em caminhões equipados e de implantes de anticoncepcionais nas unidades básicas de saúde.
3:14Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera