03/07/2025 às 16:35
A autarquia municipal decidiu reabrir as passagens 1, 2, 4 e 6, no Cais Mauá, após descartar, por ora, o risco das águas do rio transbordarem, já que o nível do Guaíba vem baixando pouco a pouco.
Outras quatro comportas (11, 12, 13 e 14) ainda não serão reabertas. Elas também foram fechadas na semana passada, quando o nível do Guaíba ultrapassou a cota da inundação, de 3 metros de profundidade.
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook
“Elas só serão reabertas à medida que as melhorias ─ sejam de fechamento definitivo, ou substituição de portões ─ avançarem. A previsão é de que o fechamento definitivo das comportas 11 e 13, assim como metade da 14, seja concluído em seis meses. Já a substituição da passagem 12 e outra metade da 14 levará 10 meses”, informou o Dmae.
Em obras desde maio deste ano, o sistema porto-alegrense de proteção contra as cheias conta, atualmente, com 11 comportas.
Ainda de acordo com o departamento, das 14 comportas que funcionavam quando a reestruturação do sistema começou, três (3, 5 e 7) já foram fechadas em caráter definitivo. E os portões 1, 2, 4 e 6 receberam melhorias, incluindo ajustes de vedação e mobilidade.
As chuvas que atingiram parte do Rio Grande do Sul ao longo da segunda quinzena de julho causaram ao menos cinco mortes e obrigaram a cerca de 9 mil pessoas deixarem suas residências em todo o estado.
Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera