02/07/2025 às 15:19
A massa de ar polar que vem derrubando as temperaturas em boa parte do Brasil continua atuando com força nesta quarta-feira (2), mantendo o clima gelado em diversas regiões, principalmente no Sudeste e no Sul do país.
Os termômetros devem continuar marcando valores negativos em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com a expectativa de geada generalizada nesses estados. E com o céu encoberto, as temperaturas não sobem ao longo do dia.
Nas serras gaúcha e catarinense, as mínimas registradas na madrugada dessa quarta chegaram a -5°C, com sensação térmica próxima de -10°C. Foi o caso de Santana do Livramento, cidade gaúcha na divisa com o Uruguai, que registrou -7°C nessa terça - a menor temperatura do país.
As capitais da região Sul também amanheceram nesta quarta com temperaturas bem abaixo da média para julho. Em Porto Alegre, a mínima foi de 5°C, e Florianópolis, 4°C.
Em outras regiões do país, o ar polar também mantém as temperaturas abaixo da média. No Sudeste, São Paulo amanheceu com mínima de 9°C, e a máxima não passa dos 14°C, e com garoa o dia todo. Em Belo Horizonte, mínima de 13°C e máxima de 24°C, com sol e muitas nuvens durante o dia.
Essa massa de ar polar deve manter as temperaturas baixas até o fim da semana. A tendência é que o frio reduza a partir da tarde de quinta-feira e na sexta boa parte da massa de ar polar já deve estar sobre o oceano.
No Rio de Janeiro e no litoral paulista o frio chega com menos intensidade mas com chuva forte, com alerta para volumes elevados.
Temporais isolados também vão afetar o litoral do Nordeste, e o Norte do país, principalmente Amazonas e metade oeste de Roraima. Chuvas moderadas a fortes devem atingir ainda o centro-norte do Amazonas, norte do Pará e Amapá.
Mas tem locais com baixa umidade no país, abaixo de 30%, caso do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, Piauí, interior da Bahia, e também no Centro-Oeste, onde o tempo segue firme e seco em Goiás e no Distrito Federal.
2:20Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera