Sousa/PB -

Extras

SP: ex-deputado Arthur do Val tem mandato cassado pela Assembleia

Rádio Agência

17/05/2022 às 19:36

Tamanho da fonte

O ex-deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, do União Brasil, teve o mandato cassado pela Alesp, a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Também conhecido como Mamãe Falei do MBL, Arthur do Val foi julgado por quebra de decoro parlamentar depois ter áudios com comentários machistas vazados durante o período em que esteve na Ucrânia. Entre outros comentários misóginos, ele disse nas mensagens que as refugiadas de guerra ucranianas são fáceis porque são pobres.

A cassação foi aprovada por unanimidade. 73 deputados votaram na sessão, todos pela cassação do mandato. Para ser cassado era necessário apenas maioria simples, ou seja, 48 votos.

A  sessão começou com o advogado de Artur do Val, Paulo Henrique Franco Bueno, argumentando que o ex-deputado não teve direito à ampla defesa, que os áudios vazados não podem servir como provas e comparou o caso com a acusação de assédio do deputado Fernando Cury, também do União Brasil, que apalpou o seio da deputada estadual Isa Pena, do PCdoB, no plenário da casa e não foi cassado.

Quando o pedido de cassação foi aprovado no Conselho de Ética da casa, Mamãe Falei renunciou ao mandato. Era uma tentativa de reverter o processo de cassação e poder voltar à Assembleia Legislativa com um novo mandato no ano que vem. Mas a manobra não adiantou. Com o resultado dessa terça-feira, o ex-deputado fica inelegível por oito anos.

Política São Paulo 17/05/2022 - 19:36 Roberto Piza / GT Passos Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional Arthur do Val cassação assembleia Mamãe Falei terça-feira, 17 Maio, 2022 - 19:36 118:00

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera