Sousa/PB -
Medicamentos

Bruno cobra do Governo do Estado liberação de medicamentos para pacientes com câncer

Para o deputado Bruno, o Governo do Estado age com irresponsabilidade nos casos dos pacientes de câncer

Da Redação Repórter PB

19/04/2018 às 13:30

Imagem Deputado

Deputado ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O deputado estadual Bruno Cunha Lima (SD) cobrou nesta quinta-feira (19) a liberação de medicamentos do tratamento de câncer que estão em falta em Campina Grande. A funcionária pública e musicista, Luciana Oliveira de Lucena, que luta contra a doença está sem o medicamento desde dezembro de 2017.

Mãe de dois filhos, um com deficiência, Luciana passou em um concurso público para Filarmônica de Campina Grande, mas não chegou sequer a realizar o sonho de participar das apresentações por conta da doença. A falta do medicamento, que deveria ser fornecido pelo Governo do Estado, por decisão judicial, tem causado complicações na saúde da campinense.

De acordo com a irmã e tutora da musicista, Lúcia Lucena, o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional (Cedmex) apenas comunica que já foi realizada uma licitação para compra do medicamento, mas até agora nenhuma resposta foi dada aos pacientes. “Estamos desesperados com essa situação. É muito difícil ver sua irmã, mãe de dois filhos, doente e sem ter o atendimento do Estado. Já recorremos uma vez à Justiça e teremos que fazer novamente”, disse Lúcia.

Para o deputado Bruno, o Governo do Estado age com irresponsabilidade nos casos dos pacientes de câncer. “Não é possível essa falta de organização do governo que deixa faltar medicamentos essenciais para manutenção da vida. Isso vai além de gestão, isso é caso de respeito à vida e amor ao próximo”, desabafou.

Bruno lembrou ainda o caso da comerciante Janaína Barreto, de 25 anos, que morreu este mês vítima de câncer. Ela chegou a implorar por ajuda para liberação do medicamento de alto custo que estava em falta. A paciente também apelou para a Justiça que determinou ao Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional a disponibilidade do remédio, mas a doença foi mais rápida que a burocracia do Estado.

Estatística – Dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, mostram que a doença deve atingir 9.430 pessoas na Paraíba só neste ano. Em todo o Estado, a previsão é de que 1.170 homens sejam vítimas de câncer de próstata e 880 mulheres de câncer de mama. Já as neoplasias serão responsáveis por 6.840 novos casos entre homens e mulheres.

Aqui no estado, o câncer é a principal causa de morte em 15 municípios, segundo os números do Sistema de Informações de Mortalidade.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.