Sousa/PB -

IFPB é credenciado para ofertar Mestrado na área de inovação

Aprimorando cada vez mais a política de capacitação, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) acaba de ser credenciado para a oferta de um novo curso de Mestrado Profissional

Da Redação Repórter PB

22/02/2018 às 17:44

Tamanho da fonte

Aprimorando cada vez mais a política de capacitação, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) acaba de ser credenciado para a oferta de um novo curso de Mestrado Profissional. Trata-se da Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT).

A anuência da Capes foi confirmada pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) que é o promotor desse Mestrado, co-financiado pelo Governo Federal. O mestrado é multidisciplinar e terá parte das vagas reservada aos servidores da instituição com qualquer formação acadêmica.
A oferta do curso é em rede, de forma presencial, e o Campus Campina Grande do IFPB será um dos 15 novos pontos focais. Há outros 12 pontos focais espalhados pelo país.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Francilda Araújo: “É um acontecimento histórico e relevante para o IFPB. Sem dúvida será uma grande contribuição para os processos inovativos, não só da Paraíba, como de toda região”.

A pró-reitora ressaltou que a seleção é por um edital nacional lançado pelo ProfNIT. “O Campus Campina Grande se mostrou apto a ofertar esse curso e lutou pela proposta. A infraestrutura ofertada foi bastante elogiada pelos avaliadores”, lembra Francilda.

O Diretor de Inovação Tecnológica, Maxwell Amaral, destacou que o curso terá docentes do IFPB e da Universidade Federal da Paraíba e de Campina Grande. Um dos pontos positivos para a aprovação foi o envolvimento de várias entidades da região como a UEPB, ParqTecPB, Embrapa, Secretaria de Educação da Paraíba e Funetec.

“O mestrado é uma consolidação das parcerias com a UFPB e a UFCG, pois teremos docentes destas duas instituições. Vale salientar que a proposta contempla o envolvimento destas duas instituições na tomada de decisões, sob alguns aspectos, o que será de grande valia para a toda região e para todo o processo”, destacou o professor Maxwell.

O ProfNIT possui conceito Capes nível 4, com menos de dois anos de funcionamento e é voltado para quem atua ou deseja atuar na área de inovação e propriedade intelectual dentro do âmbito de competência Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como em outras instâncias afins do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Para saber mais sobre o ProfNIT acesse o site http://www.profnit.org.br/

A avaliação local foi feita em julho de 2017 e levou em conta a produção bibliográfica e técnica dos docentes, qualificação e infraestrutura. O diretor geral do Campus, Albino Nunes, acompanhou de perto a visita, ao lado dos docentes Katyusco Farias e Ana Cristina Dantas. Outros campi do IFPB, como Picuí, Sousa e João Pessoa também estão envolvidos com o programa.

Para o Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, o fato reflete os resultados satisfatórios que vêm sendo conquistados, mesmo em momentos de crise econômica. “Com 108 anos de existência somos contemplados com essa boa notícia. Será o segundo mestrado profissional em rede a ser ofertado trazendo oportunidades para nossos servidores, o que aumenta cada vez mais a autoestima deles”, assinala o Reitor Nicácio.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.