Sousa/PB -
Mensagem

Ex-prefeita Santa Oliveira, a mãe dos pobres de Vieiropolis

Ela estava internada no Hospital Universitário de João Pessoa com covid-19

Da Redação Repórter PB

25/11/2020 às 20:28

Imagem Santa Oliveira

Santa Oliveira ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A ex-prefeita de Vieirópolis, Francisca Santa Nóbrega Oliveira, conhecida como Santa Oliveira, faleceu nesta quarta-feira (25), aos 66 anos. Ela estava internada no Hospital Universitário de João Pessoa com covid-19.

Santa Oliveira era assistente social e exerceu dois mandatos como prefeita de Vieirópolis, no Sertão paraibano, entre janeiro de 1997 e dezembro de 2004. Foi a primeira prefeita constitucional de Vieiropolis.

O seu primeiro vice-prefeito foi o saudoso agropecuarista José Júlio Gonçalves (Ze Júlio). O segundo vice-prefeito foi o empresário Raimundo Valdir  de Oliveira.

A ex-prefeita Santa Oliveira deixa três filhos, Patrícia Oliveira (odontóloga), Neto de Santa (advogado,  vereador e ex-presidente da Câmara Municipal) e Rodolfo Oliveira (médico). Santa Oliveira residia na rua Coronel João Alvino Gomes de Sá, no Centro da cidade de Sousa.

Santa Oliveira era casada com o ex-vereador de Sousa,  Dr. Ricelio Oliveira.

Era nora do saudoso ex-vereador Antônio Adelino de Oliveira e da ex-vereadora e matriarca Dona Nazaré Vieira.

A líder política Santa Oliveira foi a primeira gestora de Vieiropolis. Sua gestão foi marcada por muitas ações administrativas. Era considerada uma grande líder carismática pela população vieiropolense.

Para muitos, Santa Oliveira foi, na verdade, uma voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador de Vieiropolis.

Santa Oliveira será  lembrada pela defesa dos direitos dos trabalhadores, das mulheres, das crianças e dos mais humildes — os “descamisados".

A ex-prefeita de Vieiropolis, idolatrada no seu Município, foi chorada com grande comoção pelos seus compatriotas, que nesse mesmo dia a transformaram na imortal Santa Oliveira.

Em seu papel de prefeita Santa Oliveira  desenvolveu um trabalho intenso, tanto no aspecto político quanto no social.

Santa Oliveira era considerada uma líder conciliadora, afável, cautelosa e carismática.

A importante  líder carismática de Vieiropolis  conseguia persuadir e convencer com maior facilidade os seus liderados. Outra  importante característica  de Santa  era a sua facilidade para motivar e contagiar as pessoas.

Santa Oliveira deixará nos coraçoes, nas mentes, na alma e  na história política de Vieiropolis  um grande vazio.

Abdias Duque de Abrantes 

Advogado, jornalista e servidor público

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.