A estrutura administrativa de Sousa passa por uma mudança temporária a partir desta sexta-feira (2). Com o afastamento conjunto do prefeito Helder Carvalho e de seu vice, a presidente do Legislativo, Amanda Silveira, assume interinamente o comando do Poder Executivo. A gestão provisória terá duração de 15 dias, estendendo-se de 3 a 17 de janeiro de 2026.

A transmissão de cargo ocorre oficialmente às 9h, em solenidade na Câmara Municipal. Em virtude de sua nova função na prefeitura, Amanda se licencia da presidência da Casa Otacílio Gomes de Mesquita, que passará a ser conduzida pelo vice-presidente, o vereador Diógenes Ferreira da Silva.

O rito cumpre as determinações da Lei Orgânica Municipal e garante a continuidade das ações administrativas no município durante o recesso ou licença da chapa majoritária.

Após o período de duas semanas, os titulares retornam aos respectivos cargos e a composição original dos poderes Executivo e Legislativo é restabelecida.