23/09/2025 às 09:52
A Câmara Municipal de Sousa sedia nesta quarta-feira (24), às 9h30, uma audiência pública para discutir a liberação das águas do Rio São Francisco aos reservatórios dos açudes Lagoa do Arroz e São Gonçalo.
O requerimento é de autoria da presidente da Casa Legislativa, vereadora Amanda Silveira, que destacou a importância do debate diante do cenário hídrico preocupante da região. O encontro contará com a participação de autoridades, irrigantes e agricultores do perímetro irrigado de São Gonçalo, além do deputado estadual Michel Henrique, que confirmou presença.
A iniciativa busca discutir a situação hídrica dos sistemas Engenheiro Avidos/São Gonçalo e Lagoa do Arroz, considerando projeções de que, até junho de 2026, os reservatórios possam atingir o nível hidrológico vermelho, configurando risco de colapso e inviabilizando tanto a produção agrícola quanto o abastecimento urbano.
De acordo com o requerimento, estão sendo convidados para a audiência representantes da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além de usuários e gestores locais. O objetivo é avaliar alternativas e medidas que assegurem a segurança hídrica dos municípios de Sousa, Cajazeiras, Nazarezinho, Marizópolis e São João do Rio do Peixe.
Para Amanda Silveira, a audiência pública é uma oportunidade de unir forças em defesa do futuro da região. “É fundamental discutir soluções para evitar um possível colapso hídrico que ameaça nossa produção agrícola e o abastecimento das cidades”, afirmou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera