Sousa/PB -
camaleão

Camaleão surpreende moradores no Frei Damião e mobiliza Corpo de Bombeiros em Sousa

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe comandada pelo Cabo Matos, que realizou a captura do animal de forma rápida e segura

Da Redação Repórter PB

30/06/2025 às 15:20

Imagem Cabo Motta após capturar o Reptil

Cabo Motta após capturar o Reptil ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da Fonte

A manhã desta segunda-feira (30) foi marcada por um fato inusitado no Conjunto Frei Damião, em Sousa-PB. Um réptil da espécie camaleão apareceu entre as árvores da Rua Sérgio Abrantes, despertando a curiosidade dos moradores da localidade.

O animal foi inicialmente avistado por uma moradora, que logo chamou a atenção de outras pessoas da rua. Alguns moradores ainda tentaram capturá-lo, mas o camaleão conseguiu escapar e entrou em uma residência vizinha — que, por sorte, estava desocupada no momento.



O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe comandada pelo Cabo Motta, que realizou a captura do animal de forma rápida e segura. O réptil foi colocado em um recipiente adequado e posteriormente devolvido à natureza em seu habitat natural.

Segundo o Cabo Motta, o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas tem se tornado cada vez mais comum, especialmente devido à expansão urbana e à destruição dos habitats naturais, forçando-os a procurar alimento e abrigo em ambientes urbanos.



“A presença do camaleão em áreas como essa ocorre devido à constante invasão humana em seus habitats. Isso faz com que eles apareçam em determinadas regiões urbanas em busca de alimento ou abrigo”, explicou o militar.

Após a captura, o animal foi transportado em segurança para uma área de mata nativa, onde foi solto, longe do ambiente urbano.

Curiosidades sobre o camaleão

Os camaleões pertencem à família Chamaeleonidae, e são encontrados principalmente na África, Ásia e Europa. Entre seus gêneros mais conhecidos estão Rhampholeon, Furcifer, Calumma, Brookesia e Bradypodion.

Esses répteis são conhecidos por:

. Possuírem corpo lateralmente achatado;
. Olhos saltados com movimentação independente, permitindo visão de 360º;
. Pés em forma de pinça e cauda longa e preênsil;
. Capacidade de mudar de cor, o que os torna ainda mais fascinantes.

Veja Vídeo

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.