04/05/2025 às 11:41
Um emocionante caso de resgate foi registrado por volta das 21:50h desta sexta-feira (02) na base do SAMU Regional de Sousa, onde um médico plantonista salvou a vida de um recém-nascido de apenas dois dias de vida que se engasgou durante a amamentação. O RN, que estava em estado de asfixia, foi levado pelo pai até a base do Samu.
O médico Pedro Filho, que atendeu ao caso, realizou a manobra de desengasgo e conseguiu salvar a vida do pequeno paciente. O recém-nascido estava apresentando cianose em extremidades/ região orofacial e sem respirar.
“Recebemos a ligação através do 192 e a mãe em estado de aflição informou que o bebê estava engasgado, relatando também que o pai estaria indo até a base pela proximidade da residência. Após a chegada do pai na base, recebi o RN, constatei a condição clinica e em seguida, realizei a manobra de desengasgo, obtendo sucesso. Foi um momento crítico, mas graças à rápida intervenção e a manobra de desengasgo, conseguimos obter êxito na ação, estabilizando a condição clínica do RN. É sempre gratificante ver a vida sendo salva com eficiência e cuidado."
O caso emocionou a todos na base do SAMU em Sousa e é mais um exemplo do trabalho dedicado e eficiente que a equipe realiza diariamente. A família do bebê ficou extremamente grata ao médico e à equipe do SAMU pelo salvamento.
Fonte: Samu Regional de Sousa
Para ler no celular, basta apontar a câmera