Sousa/PB -
Manifesto

Agricultores bloqueiam BR 230, em Sousa, em protesto as invasões das águas do Engenheiro Ávidos, que vem causando prejuízos às culturas

O problema só aumenta pelo fato também haver o assoreamento do Rio Piranhas

Da Redação Repórter PB

19/04/2024 às 15:07

Imagem Agricultores das Várzeas de Sousa

Agricultores das Várzeas de Sousa ‧ Foto: reporterpb

Tamanho da fonte

Vários agricultores das Várzeas de Sousa resolveram na tarde desta sexta-feira (19), bloquear a BR 230 na altura do DPIVAS, saída para Aparecida.

O protesto é para chamar atenção dos responsáveis pelo DNOCS, que estão liberando água demasiada do Engenheiro Ávidos (Boqueirão) para não deixarem ir embora a Ensecadeira, e prejudicando, assim, centenas de pequenos agricultores, e prejuízo incalculáveis nas culturas permanentes.



Os agricultores solicitam ao DNOCS que após a conclusão do serviço das duas comportas que estão sendo montadas, possam reduzir o volume de água, e, então não mais prejudicar os ribeirinhos do Rio Piranhas que estão com seus lotes quase todos inundados pelas águas do Boqueirão, sem acrescentar as fortes chuvas que estão caindo nos rios afluentes de São Gonçalo, aumentando ainda mais a lâmina da sangria.

O problema só aumenta pelo fato também haver o assoreamento do Rio Piranhas.

A manifestação é pacifica, e serve para chamar atenção dos órgãos competentes sobre o assunto, e os prejuízos já causados tantos para os colonos do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, quanto aos Agricultores das Várzeas de Sousa.



Os técnicos do DNOCS trabalham para concluir a colocação das comportas no Boqueirão, manter a evasão da água para não perde o serviço da ensecadeira que já dura mais de 4 anos. 

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.