Sousa/PB -
Turismo

Vale dos Dinossauros: Sebrae lança novo roteiro turístico no Sertão da Paraíba

Contemplando quatro municípios, iniciativa busca fomentar o turismo e fortalecer a governança do setor na região.

Da Redação Repórter PB

12/04/2024 às 08:40

Imagem Novo roteiro turístico no Vale dos Dinossauros

Novo roteiro turístico no Vale dos Dinossauros ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Dando continuidade ao trabalho do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que tem a missão de fomentar o turismo criativo no Brasil, o Sebrae/PB lançou, nesta quinta-feira (11), o roteiro “Vale dos Dinossauros”. Polarizada pelo município de Sousa, no sertão paraibano, a nova rota conta com a participação de outros três municípios da região: Joca Claudino, Poço de José de Moura e São José de Piranhas.

Enfatizando as características naturais do sertão, além do potencial histórico e cultural dos quatro municípios, a rota “Vale dos Dinossauros” foi apresentada a empreendedores e gestores públicos da região durante evento realizado na agência regional do Sebrae/PB em Sousa.

Na ocasião, além de apresentar os detalhes do novo roteiro, cujo desenvolvimento contou com a parceria das quatro prefeituras e do governo do estado, o Sebrae também ofereceu aos participantes uma palestra sobre “Governança e Desenvolvimento Local Sustentável”.

Conforme ressalta a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a intenção da nova rota, e do projeto como um todo, é contribuir para o fomento do turismo em todo o estado, incentivando, inclusive, a sua interiorização. “É um roteiro turístico inovador, inusitado e singular, que tem e transmite a autenticidade e a identidade cultural da região do Vale dos Dinossauros. É um momento histórico e de grande inspiração para vários municípios turísticos do sertão paraibano”, pontuou a gestora.

Ainda nessa quinta-feira, durante o evento de lançamento da rota, também foi realizada a posse da nova diretoria do Fórum Regional de Turismo Vale dos Dinossauros, reforçando a importância da governança e da colaboração para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva associada ao turismo.  

Conheça a “Vale dos Dinossauros” – Entre os principais atrativos que integram a nova rota turística, estão uma visita a uma vinícola em Sousa e o pôr do sol no distrito de São Gonçalo. Já em Poço de José de Moura, com foco no turismo religioso, é possível conhecer a “Gruta dos Milagres”, constantemente visitada pelos devotos de São Geraldo Magela.

Por sua vez, no município de Joca Claudino, o turista pode vivenciar o processo de produção de mel, rapadura e alfenim no “Engenho Família Gonzaga”, localizado na comunidade Várzea de Cacimba. Por fim, em São José de Piranhas, a “Serra do Vital” apresenta aos visitantes toda a biodiversidade da Caatinga, a mais de 700 metros de altura acima do nível do mar. No local, além das belezas naturais, também é possível vivenciar diversas experiências de lazer e de ecoturismo.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.