O Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (17) pela Secretaria de Saúde do Município de Sousa, apresentou 58 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h.


Fazendo um parâmetro do boletim do domingo (16) que apresentou 11 novos casos, em menos de 24h, o Município de Sousa deu um salto para 47 novos casos, o que ascendeu o alerta do Setor Epidemiológico da Secretária de Saúde.


Esses números podem subir nas próximas horas, levando em consideração o alerta do Ministério da Saúde da nova onda de casos de Covid-19 a partir do dia 23 de janeiro.
O lado confortado desta informação é que não têm pessoas internadas, quer em leitos de enfermaria, ou UTI na Cidade de Sousa até o fechamento desta matéria.


NA PARAÍBA


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, devido à instabilidade no sistema SPI-PNI, não há dados referentes às doses de vacinas aplicadas nesta segunda (17).


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (17), 408 casos de covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim 17 (4,17%) são moderados ou graves e 391 (95,83%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 468.652 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento 1.268.152 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.


Também foram confirmados dois novos óbitos desde a última atualização, dos quais um ocorreu nas últimas 24h. Com isso, o estado totaliza 9.617 mortes. O boletim registra ainda um total de 363.514 pacientes recuperados da doença.


* Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h, do dia 17/01/2022 sujeitos à alteração por parte dos municípios.


Óbitos


Até esta segunda, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os óbitos divulgados neste boletim ocorreram nos dias 15 e 16 de janeiro, ambos em hospitais públicos. As vítimas são duas mulheres, com idades de 70 e 80 anos, residentes dos municípios de Itaporanga (1) e João Pessoa (1).  Hipertensão e diabetes foram as comorbidades identificadas.


Ocupação de leitos Covid-19


A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 24%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 31%. Em Campina Grande, estão ocupados 14% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 44% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 13 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 137 pacientes estão internados nas unidades de referência.