Sousa/PB -
Sorvetes Mareni

Deputado Júnior Araújo consegue aprovar medalha do mérito empresarial na ALPB à Valmir da Mareni em Sousa

A Medalha do Mérito Empresário José de Paiva Gadelha é a mais alta conceda pela Assembleia Legislativa destinada somente aos grandes empresários do Estado

Da Redação Repórter PB

05/05/2021 às 18:48

Tamanho da fonte

Durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba nesta quarta-feira (05) foi aprovado o pedido da Medalha do Mérito Empresarial, José de Paiva Gadelha, ao Empresário Sousense, Valmir Cavalcante Dantas, conhecido por “Valmir da Mareni”.

O Projeto de Resolução Nº 306/2021 foi de autoria do Deputado Estadual, Júnior Araújo (Avante), aprovado por unanimidade na CCJ, que agora segue para aprovação do plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba. 

- Homenageamos ao amigo Valmir Cavalcante, bem como os Sorvetes Mareni pelos seus 30 anos de existência, gerando empregos, renda em vários estados do Nordeste, enaltecendo o nome da nossa querida Cidade de Sousa, aonde o produto chega, lembrou o Parlamentar Estadual, autor da propositura, Júnior Araújo.

A Medalha do Mérito Empresário José de Paiva Gadelha é a mais alta concedida pela Assembleia Legislativa destinada somente aos grandes empresários do Estado.

- Uma honra em que poucos Empresários dentro de nosso Estado tiveram a oportunidade de receber, e o amigo, Valmir da Mareni foi contemplado de autoria de um projeto nosso, e faço isso com muito orgulho, honra por tudo que que a história bonita da Mareni representa para nosso Estado, e para a nossa querida Cidade de Sousa, completou, Júnior Araújo. 


História da Mareni

No dia 04 de maio de 1991, na Rua Sargento Edézio de Carvalho na cidade de Sousa, surgia a Sorveteria Ki-Delícia, contando com instalações e equipamentos modestos: uma máquina produtora de sorvetes e picolés, dois freezers e seis carrinhos para distribuição dos produtos. As limitações eram evidentes e os obstáculos numerosos, porém a capacidade empreendedora de seu fundador, Valmir Cavalcante Dantas, ia muito além de quaisquer problemas, contornando-os com notória habilidade e visão empresarial aguçada.


O objetivo de oferecer sorvetes de qualidade e em escala mais ampla foi possibilitado, sobretudo por um esforço conjunto de cooperação entre Valmir Cavalcante e seus irmãos: Marecy, Valdery, Vilmar e Vanaldo. Os cinco irmãos juntos formaram mais do que uma equipe profissional, compuseram uma rede de fortalecimento, produtividade e colaboração que fazia e continua a fazer jus à palavra família. Não é exagero, portanto, dizermos que estes são os pilares de sustentação da empresa, e que cada um, ao longo do tempo, imprimiu marcas que caracterizam a Mareni em todas as suas dimensões.


Esses grandes lutadores, contaram ainda, com a participação efetiva de seus pais, Valdemar e Mareni. Ambos são referências de retidão, caráter ilibado, apoio e trabalho. Não faltaram conselhos, opiniões, sugestões e críticas construtivas. Os dois educaram os filhos com pulso firme e conhecimento, não simplesmente de normas técnicas, mas da indiscutível sabedoria de quem vive com dignidade e justiça. Valdemar e Mareni são os grandes mestres que aprenderam e repassaram as preciosas lições da vida e que também são parte da história desse empreendimento.


Com o decorrer do tempo, os sorvetes Ki-Delícia tornaram-se conhecidos, passaram pelo crivo dos consumidores, que expressavam, categoricamente, o nível de aceitabilidade através do consumo maciço dos produtos comercializados. Já no ano de 1992, foi aberto o primeiro ponto de vendas (PDV), no distrito de São Gonçalo, em seguida, o segundo PDV abriu suas portas em Sousa, no bairro da estação, por meio do cliente e amigo de saudosa memória, João de Deus. Ainda neste mesmo ano, o empreendimento foi reconhecido pela desenvoltura apresentada e foi contemplado com o Primeiro lugar na premiação da Festa das personalidades, além de figurar no rol dos contemplados do Jornal Sucessos de Sousa.


Em 1994, com alegria e satisfação foi inaugurado outro ponto de vendas, dessa vez, na cidade de Cajazeiras, quando uma parceria sem igual foi estabelecida através de Rômulo Feitosa, grande apoiador e incentivador da expansão de mercados desta empresa, por quem nutrimos grande consideração e afeição.


Não podemos deixar de mencionar nossos primeiros colaboradores, que fizeram de sua atividade profissional uma profícua relação de doação e luta pelo crescimento da empresa, dedicando atenção em regime constante. Nossos primeiros funcionários foram Lauryzeni Leandro e Raimundo. Ressaltamos também três importantes nomes que inauguraram o processo de vendas, os nossos primeiros consumidores: Gorete Gadelha, Emídio Pordeus e Maria do Céu Assis (Do Céu), que com um simples gesto, transmitiram estímulo e motivação para seguir em frente.


No ano de 1995, em pleno processo de consolidação e alargamento da rede de vendas, atingiu-se o estado do Ceará, região de grandes potencialidades e caracterizada por um povo acolhedor e de alto nível empreendedor, constituindo um mercado especial. Ainda nesse período, ganhou-se outro Prêmio, na festa das personalidades, que em sua segunda edição corroborou a ideia de que aquela sorveteria viria para ficar e fazer acentuadas diferenças econômicas e sociais em toda a região.


Os anos subsequentes foram de grandes lutas, mas também de vitórias que nos lembram de cada ato de coragem, bravura, persistência e acima de tudo fé e confiança. Dia, hora, mês, toda e qualquer unidade de tempo reflete o significado de batalhas repletas de dificuldades, ao mesmo tempo em que resgatam o orgulho de ter feito a opção por aquilo que fosse certo.


Era 1999 quando se pensou em dar aos produtos de alta qualidade e bastante aperfeiçoados, uma marca forte que fosse condizente com todas as virtudes agregadas. Era hora da Sorveteria Ki-delícia ceder lugar ao nome forte que conhecemos hoje e que identifica de modo original de ser, eis aí a Indústria de Sorvetes Mareni, recordando mais uma vez a influência positiva e reconhecida da grande conselheira e mãe, Mareni.


Nessa complexa cadeia de acontecimentos, é impraticável dissociar a vida pessoal da vida empresarial daquele que é o responsável por originar a instituição em foco; Valmir, casa–se então com Luciana Vale, que também passa a ser integrante fundamental, braço direito e parte indissolúvel da Mareni, alguns anos depois, fruto do matrimônio, nasce Maria Aparecida muito esperada e amada por todos. É esse casal gestor que confere uma imagem ainda mais coesa e competente que direciona os rumos desta Indústria.


Tivemos muito o que comemorar, mas, infelizmente, passamos por épocas de grande dor e pesar por companheiros, amigos e até parentes que foram arrancados da nossa companhia nessa caminhada. Refiro-me ao nosso inesquecível Pedro, que contribuiu substancialmente para a evolução da empresa, sendo o primeiro vendedor da Mareni, transformando-se num exemplo de camaradagem e eficiência, sua ausência é sentida por todos, mas temos convicção de que cada uma de suas palavras e atitudes são eternizadas em nossos corações. Lembramos ainda da companheira Do Carmo, que com seu jeito humilde cativou um a um de seus colegas.


As perdas são muitas vezes inevitáveis, e sempre inoportunas. Mas somos encorajados diariamente a erguermos a cabeça e seguirmos em frente com passos firmes e decididos por todos vocês que se fazem presentes e proporcionam vitalidade, descontração sem esquecer os compromissos e afazeres. Para nós, colaboradores ou funcionários são mais que termos indicativos de trabalhadores, são palavras que designam pessoas que merecem assistência, respeito e atenção. Esse é um fator diferencial da nossa fábrica e se relaciona diretamente ao grau de qualidade produtiva.


Os sorvetes Mareni são amplamente reconhecidos pelo seu alto valor agregado, em que destacamos um nível de excelência na produção, conservação e distribuição dos produtos. Para esse fim são realizados grandes investimentos em tecnologia, inovação e logística. Dispomos de consultorias e uma equipe multiprofissional bem capacitada, apta a atender as necessidades dos clientes de qualquer um dos locais cobertos, do Rio Grande do Norte, passando pela Paraíba e chegando ao Ceará, onde encontra-se em pleno vigor uma distribuidora de sorvetes na cidade de Juazeiro com capacidade para suprir a demanda local em vias de ampliação.


Contamos, atualmente, com equipamentos de última geração, sistemas avançados de informática e monitoramento, técnicas diferenciadas de fabricação, programas de capacitação e atenção à saúde de todo o corpo de funcionários, projetos de inserção em redes sociais, dentre muitos outros fatores que justificam a ascensão desta indústria, como verificamos através dos seguintes reconhecimentos: Destaques sucessivos e em primeiro lugar nas Festas das Personalidades dos anos de 2000 e 2002, Prêmios conferidos pela Ornap em número de 2, e pelo PHS em 2003, Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), em 2007 – honraria recebida com grande expectativa na capital paraibana e, mais recentemente, no início deste ano, uma nova premiação por estar entre as 50 empresas que mais contribuíram com o pagamento de ICMS no estado do Ceará, a cerimônia foi realizada em Juazeiro e o diretor presidente Valmir Cavalcante foi agraciado com uma comenda entregue pelo ex governador cearense Ciro Gomes.


Como mencionado anteriormente, as palavras embargam diante da grandeza de uma história tão extensa e cheia de grandes agentes: colaboradores, amigos, familiares, todos unidos em prol de uma causa superior... Essa é uma história que certamente será vivida e resgatada por anos a fio, porque os Sorvetes Mareni, mais que elementos de vendas, são conjuntos sincronizados de corações que batem no ritmo do sucesso e da vitória.


Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.