Sousa/PB -
açúde

Chuvas fortes levam São Gonçalo atingir cota de 24 milhões

Com isso, a lâmina de água de São Gonçalo aumentou substancialmente

Da Redação Repórter PB

24/02/2020 às 11:26

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Com as fortes chuvas que vêm caindo no Alto Sertão da Paraíba, os Rios afluentes do Açude de São Gonçalo no Município de Sousa, desembocam muita água naquele manancial.

Com isso, a lâmina de água de São Gonçalo aumentou substancialmente.

A cota verificada, e divulgada na manhã desta segunda-feira (24) pelo DNOCS apresenta uma capacidade de 59,13%, o que representa um acúmulo de 24 milhões de metros cúbicos.

Antes a capacidade máxima do Açude de São Gonçalo era de 44,4 milhões de metros cúbicos, mas com a reforma que passou no seu sangradouro, essa capacidade reduziu para 40.582.277.

A última grande cheia em São Gonçalo foi registrada no de 2008. Desde então, o Açude atingiu sua capacidade mínima de 2014, e por um milagre de Deus, com duas chuvas apenas, o manancial chegou ao volume de 12 milhões para alegria do povo da Região em 2015.

São Gonçalo abastece as Cidades de: Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, e o Perímetro Irrigado. Agora também faz parte do complexo de barragem do Projeto do Rio São Francisco.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.