Sousa/PB -
parabéns

Amigos comemoram aniversário do ex-vereador, e ex-vice-prefeito de Sousa, Chiquinho do PT

Ex-vereador, ex-vice-prefeito de Sousa, militante do Partido dos Trabalhadores, intelectual socialista, especialista em direito eleitoral, ex-procurador do município de Santa Cruz-PB

Da Redação Repórter PB

31/01/2020 às 10:45

Tamanho da fonte

Familiares, amigos, companheiros e militantes celebraram nesta sexta-feira (31) de janeiro o aniversário do advogado de notório saber jurídico, Francisco Valdemiro Gomes (Chiquinho do PT). O Dr. Francisco Valdemiro Gomes é uma figura de relevo no cenário jurídico e político da região de Sousa.

Ex-vereador, ex-vice-prefeito de Sousa, militante do Partido dos Trabalhadores, intelectual socialista, especialista em direito eleitoral, ex-procurador do município de Santa Cruz-PB, ex-assessor jurídico da Câmara Municipal de São José da Lagoa Tapada e advogado militante na comarca de Sousa e região.

Dr. Chiquinho do PT é casado com a Sra. Francisca Sena. São seus filhos o psiquiatra,

Zeno Gomes Sena; o pediatra Evaldo Sena e a ex-vice-presidenta da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Sousa-PB e ex-Procuradora do Município de Vieirópolis-PB e atual procuradora adjunta da Prefeitura Municipal de Sousa, Dra.Luci Gomes de Sena.

É irmão do ex-vice-prefeito de Vieirópolis – PB, empresário José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e dos empresários Valdeci Emídio Gomes e Geraldo Machado; do representante comercial Tibúrcio Gomes Machado Neto, do empresário Jáder Machado, de Fábio Emídio e de Graça Emídio Gomes. É primo dos atuais vereadores de Vieirópolis, Francisco Emídio de Abrantes (Tico de Neco); José Eliberto de Abrantes, da enfermeira da Prefeitura Municipa deJoão Pessoa, Irismar Braga Batista, do advogado João Paulo Estrela e do empresário e poeta Esdras Batista Gomes.

Dr. Chiquinho do PT nasceu na comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis. Filho do saudoso Valdemiro Gomes Machado (Miro Machado) e D. Mundica Emídio “in memoriam”.

O seus avós paternos Tibúrcio Gomes Machado e Ângela Nogueira “in memoriam” recepcionaram a Coluna Prestes na comunidade do Pinhão-Vieirópolis. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo de insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos.

Considerado um dos principais intelectuais progressistas da cidade de Sousa e região, ele mantém a postura socialista, a cordialidade, a elegância ao escrever e o otimismo na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. É militante petista, homem de esquerda, uma das reservas morais da região, admirador de Ernesto Che Guevara, Fidel Castro, Vladimir Ilitch Lenin, Friedrich Engels, Karl Marx, de Hugo Chávez, do líder carismático e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e acredita no socialismo como caminho para a igualdade.

Dr. Chiquinho do PT mantém em seu local de trabalho uma foto de Che Guevara. Dr. Chiquinho do PT é amigo íntimo do ex-vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cajazeiras – PB e militante egresso do Partido Operário Revolucionário Trotskista – PORT, seção brasileira da Quarta Internacional Socialista Posadista (PORT – P), fundado em 1955, Severino Dantas Fernandes e dos fundadores do PT de Sousa, Dr. Titi, Dr. Toinho Nóbrega e do advogado e militante ambientalista, César Nóbrega, dentre outros.

Abdias Duque de Abrantes

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.