Durante a primeira sessão ordinária do Legislativo Sousense, o líder do governo, Vereador, Aldeone Abrantes (PTB), defendeu a formação de uma comissão de parlamentares mirins para visitarem o eixo norte do Rio São Francisco.

Aldeone ainda lembrou que no ano passado uma comissão de vereadores foi até Salgueiro no Pernambuco ver in loco o andamento da obra sonhada pelos nordestinos, e suscitou então debate importante na Casa de Otacílio Gomes de Sá.

O Líder do Governo no Legislativo sousense, criticou ainda ações de alguns deputados federais e até senadores que no período da campanha eleitoral fazem discursos até emocionantes sobre o tema, mas passando a efervescia da eleição o assunto é esquecido.

Aldeone sugeriu que após a comissão visitar o Eixo Norte, se inteirar dos fatos, possa ser realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores em Sousa, convidar representantes de deputados estaduais e federais, além de senadores para discutirem a problemática, e exigirem a conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco, paradas há muito tempo.

O Presidente Ramadés Estrela (PDT),  imediatamente acatou a sugestão. Falta agora agendar a data da visita.

Obras

As obras de transposição das águas do Rio São Francisco deveriam ter sido concluídas em 2012. A construção do Eixo Leste, que leva água para o interior de Pernambuco até Monteiro na Paraíba, avançou, mas a edificação do Eixo Norte que leva água até o Município de São José de Piranhas no interior do Estado está paralisada.

A conclusão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foi paralisada pelo abandono por parte da empreiteira Mendes Júnior. O governo federal não convocou a empresa colocada em segundo lugar, na primeira licitação, e chegou a anunciar dispensa de licitação, alegando caráter de urgência para contratar uma nova empresa. Em seguida, voltou atrás, depois de observações do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Transposição do Rio São Francisco vai beneficiar 12 milhões de Nordestino.