luto

Morre o Sousense Zé Vieira, ex-deputado federal e ex-prefeito de Bacabal

Faleceu na tarde desta terça-feira (19) o pecuarista, empresário, ex-vereador, ex-prefeito de Bacabal "Princesa do Mearim" e ex-deputado federal José Vieira Lins

Faleceu na tarde desta terça-feira (19) o pecuarista, empresário, ex-vereador, ex-prefeito de Bacabal "Princesa do Mearim" e ex-deputado federal José Vieira Lins, conhecido como Zé Vieira. Ele tinha 84 anos e faleceu no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O político maranhense lutava contra um câncer, mas não resistiu após dez anos enfrentando a doença. O corpo está sendo velado templo central da Assembleia de Deus em Bacabal.



Zé Vieira foi o prefeito mais bem avaliado de toda a história política de Bacabal, ao ponto de se reeleger várias vezes e fazer seus sucessores. Zé Vieira era um político que administrativa com os olhos voltados para os mais necessitados. Por isso era chamado de “pai dos pobres”.




José Vieira Lins, mais conhecido como Zé Vieira ou Zé do Povo nasceu em Sousa-PB em 30 de julho de 1934. Na época Vieirópolis era Distrito de Sousa. Era filiado ao Partido Progressista (PP). Exerceu os cargos de vereador (1993–1997), prefeito de Bacabal (1997–2005), e deputado federal (2009–2015). É membro da tradicional família Vieira da cidade de Vieirópolis. Primo do líder político e pecuarista, ex-candidato a prefeito de Vieirópolis nas eleições de 1996 pelo PFL, José Vieira Pinto (Teté de Sebasto Vieira).




Zé Vieira começou a carreira política em 1992 ao ser eleito vereador de Bacabal pelo PTB. Já na eleição de 1996, concorreu a prefeitura de Bacabal pelo PPB e foi eleito. Tendo sido reeleito em 2000. Concorreu a deputado federal em 2006 pelo PSDB, chegou a primeira suplência e efetivou-se em maio de 2008. Foi reeleito em 2010 para o termo 2011-2015. De volta ao PP, candidatou-se a prefeito de Bacabal em 2008, sendo derrotado por Raimundo Lisboa. Concorreu a prefeito de Bacabal em 2016 e foi eleito junto ao vice Florêncio Neto. Era cristão evangélico, sendo membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.




Figura emblemática da política bacabalense, Zé Vieira em muitos momentos protagonizou articulações importantes no cenário político estadual. José Vieira Lins, Zé Vieira ou Zé do Povo foi o único vieiropolense a ocupar assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados


Abdias Duque de Abrantes

Repórter PB

Destaques