Sousa/PB -
educação

Professores e Alunos comemoram os 90 anos da Escola Batista Leite em Sousa; Fotos e Vídeo

Alunos, professores, e diretores puderam comemorar no dia 24 de outubro de 2018, os 90 anos de fundação da Escola Estadual, Batista Leite no Município de Sousa

Da Redação Repórter PB

03/11/2018 às 14:33

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte



Alunos, professores, e diretores puderam comemorar no dia 24 de outubro de 2018, os 90 anos de fundação da Escola Estadual, Batista Leite no Município de Sousa.



As celebrações foram abertas com a 7ª Amostra Pedagógica, oportunidade que foram apresentados a comunidade Escolar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano por alunos e professores em todas as disciplinas.



Para o diretor da Escola Batista Leite, Francisco Diassis Nascimento, o dia foi importante não pelas exposições dos trabalhos dos alunos, “mas mostrar em um momento tão conturbado em nosso País que a Educação ainda faz a diferença, e através dela, que esses jovens de hoje, serão os homens e mulheres do amanhã, e que irão fazer deste País, melhor”.



Conheça um pouco da História da Escola Batista Leite:

HISTÓRICO

No ano de 1928, o Sr. João Alvino, então prefeito de Sousa, e o Coronel José Gomes de Morais, sentindo a necessidade urgente de escolas públicas para o município solicitaram ao Exm°. Governador do Estado, Sr. João Suassuna, a construção de uma Escola Estadual em nossa cidade.



No dia 7 de setembro do mesmo ano, foi inaugurada em Sousa a Escola Estadual João Suassuna, no prédio onde funcionava a Escola Comercial Cônego José Viana.
Com a Revolução de 1930, os sousenses, em sinal de protesto ao Governo substituíram o nome por Grupo Escolar de Sousa.



Anos depois, o Inspetor Regional de Ensino, Professor João Batista Leite, faleceu em João Pessoa, capital do Estado e, como tinha prestado relevantes serviços à educação de Sousa, acharam conveniente prestar uma justa e merecida homenagem ao ilustre professor. O Grupo Escolar de Sousa passou a se chamar Grupo Escolar Professor Batista Leite.



Em 1954, com o crescimento populacional, o que elevou o índice de alunos a procura de escolas, o governador da época, José Américo de Almeida, construiu outro prédio para atender a demanda, onde funciona a escola até os dias atuais.



No ano 1982, a Escola foi autorizada pela Resolução 237-82, com o nome de Escola Estadual de 1° Grau Batista Leite, inserida no Padrão A-I, atendendo da 1ª a 4ª séries, e passando a ser oficializada como Escola da Rede Oficial de Ensino, em 1985, passou para o Padrão A-2, com a implantação gradativa da 2ª fase.
De 1928 a 2016, ocuparam a Direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, os seguintes professores:




• José Bento Morais - Neude Sarmento da Silveira Santos
• Pedro Jorge de Carvalho - Isabel Abrantes Leite
• Lourival Cavalcante de Oliveira - Maria das Graças Sarmento Gadelha
• Maria Estela Cartaxo Fontes - Antonia Valdira Duarte de Santana
• Edígia Saldanha de Oliveira - Maria das Graças Sarmento Gadelha
• Alzenir Rodrigues Alves - Antonia Valdira Duarte de Santana
• Raimunda Nóbrega Rocha - Francisca Casimiro Dantas
• Maria Cleide Neves Guimarães - Ida Sandra Pereira de Oliveira
Lígia Paiva Pires - Francisco de Assis do Nascimento

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Assista Vídeos 

....................................................

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.