Sousa/PB -
algodão

Sousa volta a produzir algodão em escala após 40 anos; Campos experimentais animam Agricultores e Produtores; Vídeo

O Município de Sousa voltou a cultivar o algodão depois de quase 40 anos sem essa atividade agrícola,

Da Redação Repórter PB

13/08/2018 às 11:49

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte



O Município de Sousa voltou a cultivar o algodão depois de quase 40 anos sem essa atividade agrícola, o que levou a realizar um experimento no Sítio Soínho com sete Produtores.

O ensaio animou os Agricultores que viram mesmo com pouca chuva o resultado de sua produção. A expectativa é de crescimento para os próximos anos. A Riqueza do “Ouro Branco” é vista por Agricultores como a esperança do sertanejo em tempos difíceis, haja vista a semente usada no plantio ser aperfeiçoada, com maior resistência as pragas. Todo o manejo do plantio no Município de Sousa na Paraíba está sendo orientado pelo Engenheiro Agrônomo, Afonso Júnior, junto capacitando os Agricultores deste o plantio, até a colheita.



O crescimento de muitas cidades da Paraíba e do Nordeste está diretamente relacionado com a produção de algodão, que alcançou o auge na década de 1970. O plantio, colheita, comercialização e beneficiamento do conhecido “ouro branco”, trouxe riqueza para industriais, agricultores e ocupação e renda para os trabalhadores rurais do Município de Sousa até meados dos anos 90. O desenvolvimento chegou ao campo e às cidades. Na quadra invernosa, os homens estavam ocupados no cultivo e a partir de julho, na colheita, comercialização e beneficiamento que em muitas vezes ultrapassava o mês de dezembro. Era, portanto, um ciclo econômico anual, que permanecia ativo.

O algodão é vendido para a indústria têxtil e o caroço pode ser aproveitado na alimentação de gado, principalmente, o leiteiro. A torta de algodão tem 28% de proteína e é recomendada por criadores de gado leiteiro com experiência no mercado.




PROJETO OURO BRANCO

O projeto nasceu a partir de um sonho do Empresário Thiago Guedes da Laticínios Belo Vale que sonhava com um projeto para o soerguimento da cultura do algodão na região. O mesmo expressou o seu sonho ao também Empresário Rômulo da TGU que de pronto aceitou o desafio e começaram a amadurecer a ideia e implantaram o projeto.

Objetivo geral:

Fomentar o cultivo do algodão afim de promover o desenvolvimento da região.

Objetivos específicos:

•    Gerar renda para os pequenos produtores;
•    Produzir pluma para abastecer a indústria têxtil da região;
•    Produzir caroços para abastecer as usinas de tortas e óleos;
•    Gerar empregos.



Utilizamos uma semente melhorada que proporciona uma grande produtividade e uma lavoura isenta de pragas e doenças, evitando assim, o uso de agrotóxicos. Os produtores não realizaram nenhuma pulverização com venenos, confirmando a excelente qualidade das sementes.   

Instalamos 7 campos experimentais com parceiros que acreditaram no projeto.

Foi contratado Engenheiro Agrônomo Afonso Júnior para acompanhar toda as etapas do desenvolvimento da cultura, desde o preparo do solo, plantio, até a colheita.



A produtividade alcançada foi considerada ótima, já que as chuvas foram escassas, principalmente no período que a cultura necessitava mais de água, que seria o período de formação e enchimento das maçãs, exatamente no mês de maio que não aconteceram precipitações.  
O Projeto Ouro Branco não se limita apenas ao fomento da cultura do algodão, mas também, presta assistência e fomento ao homem do campo em outras culturas e principalmente na produção de silagem, dando um suporte de segurança alimentar ao rebanho bovino no período de seca.  



O Engenheiro Agrônomo, Afonso Júnior disse que o solo do Município de Sousa é rico com alto teor de argila com alta fertilidade, o que proporciona a qualidade do produto, e garantia da produção.

O Portal REPORTERPB esteve nos campos de colheitas, aonde conversou com os Agricultores, e produtores, animados com o experimento que voltou a dá dignidade, e sustentabilidade do homem no campo.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Acompanhe os depoimentos nas matérias em vídeo

................................................................... ....................................................

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.