
19/01/2026 às 19:49
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, unidade integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou 261 atendimentos nos setores de urgência e emergência durante o plantão do fim de semana, entre a sexta-feira (16) e o domingo (18). Do total, 33 atendimentos foram de vítimas de sinistros de trânsito. No período, 41 pessoas precisaram ser internadas.
Durante o plantão, o hospital também realizou 41 procedimentos cirúrgicos, entre eles a captação de múltiplos órgãos para transplante, procedimento realizado na noite do domingo (18), com a atuação da equipe da Central Estadual de Transplantes da Paraíba.
Do total de cirurgias realizadas, 31 foram eletivas e 10 de urgência. A maior parte dos procedimentos foi da área oncológica, com 28 registros, seguida por cirurgias ortopédicas (5), gerais (3), vasculares (3), urológica (1) e cardiológica (1).
Na urgência e emergência, as principais causas de procura pelo serviço foram queixas de dor (46) e quedas (32), seguidas por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), crise hipertensiva (8), mordidas de animais (8), torções (7) e crise nervosa. Também foram registrados quatro casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), dois de crise convulsiva, dois de sangramento, uma vítima de agressão física e um caso de traumatismo cranioencefálico (TCE).
Ao longo do plantão, foram atendidos 93 pacientes na sexta-feira, 85 no sábado e 83 no domingo. Das 33 vítimas de sinistros de trânsito, 32 se envolveram em acidentes com motocicletas e uma com bicicleta. Do total de acidentados, 15 eram residentes de Patos, além de pacientes provenientes dos municípios de Maturéia, Cajazeiras, Desterro, Mãe d’Água, Malta, Olho d’Água, Princesa Isabel, Santa Terezinha, São José do Bonfim e Teixeira.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera