Sousa/PB -
Balanço

Hospital Regional de Patos atende mais de 460 pessoas e realiza 37 cirurgias durante feriadão do Natal

No mesmo intervalo, foram realizadas 37 cirurgias, sendo 22 de urgência e 15 eletivas.

Por Redação do Reporterpb

29/12/2025 às 19:59

Ads 970x250
Imagem Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro em Patos

Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro em Patos ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, atendeu 467 pessoas durante os plantões do período natalino, compreendido entre as 18h da quarta-feira (24) e a meia-noite do domingo (28). No mesmo intervalo, foram realizadas 37 cirurgias, sendo 22 de urgência e 15 eletivas.
 
Do total de atendimentos registrados na Urgência e Emergência, 30 foram de vítimas de sinistros de trânsito, a maioria envolvendo motocicletas. Ao longo dos cinco dias de plantão, 78 pacientes precisaram ser internados para observação e cuidados posteriores.
 
A distribuição dos atendimentos ocorreu da seguinte forma: 83 pessoas foram atendidas na véspera de Natal, 108 no dia 25, 110 na sexta-feira (26), 83 no sábado (27) e outras 83 no domingo (28), totalizando os 467 atendimentos no período.
 
Entre os procedimentos cirúrgicos realizados, predominam as cirurgias ortopédicas, com 18 intervenções, seguidas de 11 cirurgias gerais, cinco vasculares, duas urológicas e uma oncológica. Das 30 vítimas de sinistros de trânsito, 25 sofreram acidentes com motocicletas, três com automóveis e duas foram vítimas de atropelamento. A maioria dos pacientes era residente de Patos, além de moradores de municípios da região, como Passagem, Santa Luzia, Cacimba de Areia, Catingueira, Malta, Olho D’água, Quixaba, Santa Teresinha, Teixeira e Vista Serrana.
 
Na urgência, as principais causas de atendimento foram quedas, com 67 registros, seguidas de queixas de dores, com 66 casos, e dispneia, com 26 ocorrências. O hospital também atendeu 13 casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), seis de Acidente Vascular Cerebral (AVC), quatro casos de picadas de animais peçonhentos, três crises nervosas, além de um caso de hemorragia e uma tentativa de suicídio.
 
De acordo com o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, a unidade conseguiu manter a assistência de forma segura e organizada, mesmo com a demanda elevada. “Apesar do aumento significativo nos atendimentos, o planejamento prévio e o reforço das equipes garantiram um plantão tranquilo. Somos um hospital de portas abertas e estamos sempre preparados para atender a população, inclusive em períodos de maior procura, como os feriados”, destacou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.