Sousa/PB -
Saúde

Programa Paraíba Contra o Câncer garante agilidade no diagnóstico e tratamento oncológico no sertão paraibano

Todo o percurso assistencial ocorreu de forma organizada, contínua e dentro dos prazos assistenciais, com acompanhamento integral garantido pelo Programa Paraíba Contra o Câncer, criado em dezembro de 2023.

Da Redação Repórter PB

18/12/2025 às 18:00

Ads 970x250
Imagem Tratamento oncológico no sertão

Tratamento oncológico no sertão ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Programa Paraíba Contra o Câncer tem assegurado celeridade, cuidado integral e acesso qualificado ao diagnóstico e ao tratamento oncológico para pacientes do Sertão da Paraíba, fortalecendo a rede estadual de saúde e aproximando a assistência especializada da população. A trajetória da gerente de vendas Letícia França do Nascimento, de 29 anos, atendida no Hospital do Bem, em Patos, exemplifica a eficiência do fluxo assistencial implantado pelo Governo da Paraíba.

Após identificar uma alteração durante o autoexame e realizar os exames iniciais, Letícia teve o diagnóstico confirmado e, em menos de uma semana, já estava em consulta com mastologista da unidade. Nove dias após a primeira consulta especializada, a paciente passou pelo procedimento cirúrgico indicado e, pouco mais de um mês depois, iniciou o tratamento quimioterápico, concluído recentemente, no dia 16 de dezembro. Todo o percurso assistencial ocorreu de forma organizada, contínua e dentro dos prazos assistenciais, com acompanhamento integral garantido pelo Programa Paraíba Contra o Câncer, criado em dezembro de 2023.

Durante o processo, a paciente destacou o acolhimento recebido pela equipe multiprofissional e o apoio da rede familiar como fatores essenciais para atravessar esse período. “Recebi toda a assistência necessária desde o início. Fui bem acolhida, orientada e acompanhada em cada etapa do tratamento”, relata. Agora, Letícia segue para a fase de radioterapia, com acompanhamento já iniciado em serviço de referência.

Para o mastologista Thiago Pereira, que integra a equipe do Hospital do Bem, a rapidez no acesso ao diagnóstico e ao início do tratamento é decisiva. “Uma assistência adequada, humanizada e eficiente, aliada à agilidade no diagnóstico e no início do cuidado, impacta diretamente nas chances de controle da doença e na qualidade de vida do paciente. Cada dia conta”, reforça o especialista.

O diretor técnico do Hospital do Bem, Pedro Augusto, ressalta que o cuidado oncológico vai além dos procedimentos. “Cuidar do câncer é oferecer segurança, informação e esperança em todas as etapas. Quando o cuidado é feito com responsabilidade, respeito e agilidade, ele salva vidas. É isso que buscamos diariamente em nossa unidade”, pontua.

O Programa Paraíba Contra o Câncer é uma iniciativa do Governo da Paraíba que tem como objetivo agilizar o acesso de pacientes oncológicos a exames, diagnóstico e tratamento, desde a Atenção Primária até os hospitais de referência. A estratégia utiliza ferramentas como a teleoncologia e a atuação de enfermeiros navegadores, garantindo a coordenação do cuidado e o início do tratamento especializado em até 60 dias. A inclusão dos pacientes ocorre a partir das Unidades Básicas de Saúde, com regulação pela Central Estadual de Regulação, assegurando um atendimento mais rápido, humanizado e próximo de casa para os paraibanos, que agora não precisam mais se deslocar para os grandes centros para receber assistência especializada.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.