Sousa/PB -
Segurança Hídrica

Lucas Ribeiro participa de inauguração da Adutora do Pajeú em Teixeira e destaca fim do colapso hídrico no município

Durante a solenidade, Lucas Ribeiro destacou a importância da parceria entre os Governos Federal e Estadual para assegurar o acesso à água.

Da Redação Repórter PB

16/12/2025 às 09:45

Ads 970x250
Imagem Inauguração da Adutora do Pajeú em Teixeira

Inauguração da Adutora do Pajeú em Teixeira ‧ Foto: João Paulo Sousa

Tamanho da Fonte

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou, nessa segunda-feira (15), da inauguração da Adutora do Pajeú no município de Teixeira, no Sertão do estado. A obra do Governo Federal leva as águas da Transposição do Rio São Francisco à cidade e põe fim ao colapso no abastecimento, garantindo segurança hídrica para a população.

Durante a solenidade, Lucas Ribeiro destacou a importância da parceria entre os Governos Federal e Estadual para assegurar o acesso à água. “Essa obra é fruto do compromisso do Governo Federal, e o Governo da Paraíba cumpre seu papel ao garantir a distribuição dessa água nos municípios, com adutoras, ligações e sistemas complementares. É a união de esforços que transforma a vida das pessoas. Essa entrega traz tranquilidade para as famílias e garante algo básico e essencial, que é a segurança no acesso à água, impactando diretamente a saúde, a dignidade e a qualidade de vida da população de Teixeira”, afirmou o vice-governador.

A Adutora do Pajeú beneficia, além de Teixeira, outros 17 municípios da Paraíba, ampliando a política de segurança hídrica no semiárido. O sistema é alimentado pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco. O investimento do Governo Federal na obra é superior a R$ 105 milhões, com previsão de entrega total para o ano que vem.

O diretor de Infraestrutura Hídrica do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Luiz Hernani Carvalho Júnior, explicou que a entrega marca a integração do ramal de Teixeira à segunda etapa da Adutora do Pajeú. “Estamos entregando um sistema que incrementa o volume necessário para atender à demanda da cidade. Esse ramal segue em execução para atender a outros municípios paraibanos, e a previsão é que a segunda etapa da Adutora do Pajeú seja concluída em 2026”, destacou.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, informou que, com a entrega da obra, a empresa iniciou a pré-operação do sistema e a retomada gradual do abastecimento em Teixeira. “Já estamos colocando água na rede, reforçando as equipes locais e realizando os ajustes necessários em uma cidade que estava em colapso. É um processo natural, com correção de vazamentos, troca de hidrômetros e equilíbrio da pressão, até que o sistema esteja em plena operação”, explicou.

Na solenidade, o prefeito de Teixeira, Wenceslau Marques, ressaltou o impacto imediato da obra para o município. “Hoje é um dia histórico para Teixeira. Saímos de uma realidade de escassez e dependência de carros-pipa para a segurança de ter água nas torneiras. Esse avanço é resultado da união de esforços entre o Governo Federal, o Governo do Estado e todos que trabalharam para mudar essa realidade”, afirmou.

Também participaram da inauguração, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; o deputado estadual Galego Sousa; o deputado federal Murilo Galdino; e os prefeitos Leandro Laia (Matureia) e Marluce Veras (Água Branca).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.