
09/12/2025 às 19:04
Entre a sexta-feira (5) e o feriado da segunda-feira (8), a Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou 395 atendimentos. No mesmo período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, realizou 51 cirurgias, sendo 45 eletivas e seis de urgência.
A maior parte dos procedimentos cirúrgicos foi de natureza oncológica, com 40 cirurgias. O hospital realizou ainda quatro cirurgias gerais, três vasculares, duas ortopédicas, uma bucomaxilofacial e uma urológica. Do total de atendimentos na urgência e emergência, 73 pacientes precisaram ser internados após avaliação médica.
A distribuição dos atendimentos ao longo dos quatro dias foi de 99 atendimentos na sexta-feira, 93 no sábado, 104 no domingo – dia de maior demanda, e 99 na segunda-feira, feriado de Nossa Senhora da Conceição. Entre os atendimentos, 26 tiveram relação com sinistros de trânsito, sendo 19 envolvendo motocicletas, quatro com veículos e três com bicicletas.
A maioria das vítimas de sinistros de trânsito era residente de Patos, com 21 registros, mas o hospital também atendeu pacientes dos municípios de Teixeira, Cacimba de Areia, Desterro, Junco do Seridó, Mãe D’Água, Matureia, Santa Luzia, Santa Teresinha e São José do Bonfim.
Quanto aos principais motivos de atendimento, destacaram-se dores diversas, com 64 ocorrências, seguidas de quedas, com 46 casos, e mal-estar, com 20 registros. A unidade atendeu ainda 18 pessoas com traumas, 13 com dispneia, 13 com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), 13 vítimas de mordida de animal, quatro casos de crise nervosa, três de agressão física, dois de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e uma pessoa com queimadura.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, avaliou o feriado prolongado como dentro das expectativas. “Conseguimos manter a assistência de forma contínua, organizada e segura, mesmo diante do aumento da demanda típica dos feriados prolongados. Destaco a agilidade das equipes de emergência, o comprometimento da enfermagem, a prontidão da equipe médica, o suporte essencial do pessoal administrativo, da limpeza, da segurança e de todos os setores de apoio. Cada um teve um papel determinante para que a população fosse bem atendida”, finalizou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera