Sousa/PB -
Atendimentos

Hospital de Catolé do Rocha atende mais de 570 pessoas e realiza 30 cirurgias no feriado prolongado

O balanço compreende o período entre a noite da sexta-feira (5) e a meia-noite da segunda-feira (8).

Por Redação do Reporterpb

09/12/2025 às 20:22

Ads 970x250
Imagem Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha

Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede hospitalar estadual localizada no município de Catolé do Rocha, atendeu 575 pessoas nos serviços de Urgência e Emergência e Ambulatório Médico durante o feriado prolongado de Nossa Senhora da Conceição. O balanço compreende o período entre a noite da sexta-feira (5) e a meia-noite da segunda-feira (8). 
 
No mesmo período, foram realizadas 30 cirurgias, sendo 22 eletivas e oito partos, considerando que a unidade também funciona como maternidade. Entre os procedimentos cirúrgicos eletivos estão laqueadura tubária, colecistectomia (cirurgia para remover a vesícula biliar), apendicectomia, hernioplastia, postectomia (fimose) e exérese de cisto (remoção completa do cisto), além de procedimentos ortopédicos relacionados a fraturas de antebraço, cotovelo e clavícula.
 
Durante os quatro dias de plantão, o hospital realizou ainda 122 exames de raios X, 556 exames laboratoriais e 55 tomografias, além de registrar 57 internações. As principais causas de internação incluíram abdômen agudo, dor torácica, hiperglicemia, insuficiência renal, infecção do trato urinário, pneumonia, taquicardia e traumatismo cranioencefálico (TCE), além dos pacientes submetidos a cirurgias e partos.
 
Do total de atendimentos, 168 ocorreram na sexta-feira (5), 154 no sábado (6), 95 no domingo (7) e 158 na segunda-feira (8). Entre as causas mais recorrentes de procura pelos serviços de saúde destacaram-se queixas de dores, com 92 registros, seguidas por aplicação de medicação própria (54 casos) e cefaleia (29).
 
O hospital atendeu ainda pacientes com lombalgia (25), infecções (21), diarreia (21), crise de ansiedade (8), além de nove vítimas de sinistros de trânsito, sendo seis envolvendo motocicletas e três veículos automotores. No período, também foram realizadas 30 avaliações ortopédicas, 14 cardíacas, dez endócrinas, seis cirúrgicas, cinco avaliações de exames e duas avaliações obstétricas.
 
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, destacou o preparo da equipe para o aumento da demanda registrado durante o feriado prolongado. “Quero registrar meu reconhecimento a toda a equipe pelo excelente desempenho durante o plantão do fim de semana prolongado. Tivemos um total de 575 atendimentos realizados e 30 cirurgias concluídas, números que demonstram não apenas a grande demanda, mas também a capacidade de resposta e a eficiência do nosso hospital. Mesmo diante do volume elevado, conseguimos manter a qualidade assistencial, os fluxos organizados e o cuidado humanizado, que é a marca da nossa instituição”, enfatizou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.