Sousa/PB -
Unidade Hospitalar

Hospital de Catolé do Rocha realiza mais de 400 atendimentos e 12 cirurgias no fim de semana

No período, o hospital também realizou 490 exames laboratoriais, 99 exames de Raio-X e 38 tomografias.

Da Redação Repórter PB

20/10/2025 às 19:48

Ads 970x250
Imagem Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha

Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, realizou 417 atendimentos entre consultas ambulatoriais e de urgência e emergência durante o plantão do fim de semana, entre a sexta-feira (17) e o domingo (19). No mesmo período, a unidade, que integra a rede estadual de saúde e faz parte do Programa Opera Paraíba, realizou 12 procedimentos cirúrgicos — sendo oito eletivos e quatro partos cesarianos.
 
As cirurgias eletivas incluíram procedimentos de laqueadura, fratura de fêmur e úmero, além de laparotomias, que consistem em incisões na parede abdominal para acesso à cavidade interna. Durante o plantão, 32 pacientes precisaram de internação, por causas como abdômen agudo, anemia, acidente vascular encefálico (AVE), broncopneumonia, cirrose hepática, crise convulsiva, dermatite, gastroenterite, hipotensão, hidrocele (acúmulo anormal de líquido na membrana que reveste o testículo) e metrorragia (hemorragia uterina em intervalos irregulares, e que ocorre fora da menstruação).
 
No período, o hospital também realizou 490 exames laboratoriais, 99 exames de Raio-X e 38 tomografias. Entre os principais motivos de procura pelo serviço destacaram-se queixas de dores (41), aplicação de medicação própria (30), diarreia (15), cefaleia (14), infecção (13) e crise de ansiedade (10).
 
O plantão registrou ainda o atendimento a 12 vítimas de sinistros de trânsito — sendo 10 envolvendo motocicletas e dois automóveis — e uma vítima de agressão física. A equipe da unidade também realizou 29 avaliações ortopédicas, sete avaliações de exames, quatro cardíacas, quatro cirúrgicas, uma obstétrica e uma pediátrica.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.