Sousa/PB -
Luto

Morre aos 96 anos em Cachoeira dos Índios, o pecuarista João Moreira Neto, tio do prefeito de Sousa, Helder Moreira Carvalho

O pecuarista João Moreira Neto (Neto) era membro da tradicional família Moreira.

Da Redação Repórter PB

11/10/2025 às 20:55

Ads 970x250
Imagem Pecuarista João Moreira Neto

Pecuarista João Moreira Neto ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Faleceu sábado (11) de outubro no Distrito de Fátima em Cachoeira dos Índios-PB, o pecuarista João Moreira Neto (Neto), aos 96 anos. Deixa viúva a sua prima, a matriarca Dona Bernardina Moreira de Figueiredo, 90 anos. Deixa sete filhos Maria do Carmo Moreira Pereira, Maria do Rosário Moreira de Sousa, Domingos Sávio Moreira, Marta Jerusa Moreira, Ana Teresa Moreira Liberato, Sabino Figueiredo Moreira “in memoriam” e Suely Figueiredo Moreira.

Era filho de Romualdo Antônio Moreira “in memoriam” e Dona Tereza de Jesus Moreira. Era genro do pecuarista e senhor de engenho, Sabino Moreira e da matriarca Antônia Moreira (Dona Totonha Moreira) da Comunidade do Segredo-zona rural de Vieirópolis-PB.

Pecuarista com propriedade no município, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento econômico da cidade de Cachoeira dos Índios-PB. Um homem exemplar e bem-querido por todos. Deixou para os que com ele conviveu um exemplo de ética, decência, honradez e honestidade. Uma das reservas morais de Cachoeira dos Índios.

O pecuarista João Moreira Neto (Neto) era membro da tradicional família Moreira. Era tio do prefeito constitucional de Sousa-PB, advogado Helder Moreira Abrantes de Carvalho (PSB). São seus primos o ex-deputado federal (1991 a 1995), ex-secretário de saúde da Paraíba, ex-professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, fundador e ex-presidente da Unimed, ex-presidente do Conselho dos Secretários de Saúde do Brasil, Dr. José Moreira Lustosa (Dr. Zuca Moreira) e a ex-prefeita de Vieirópolis-PB, Francisca Santa Nobréga Oliveira (Santa Oliveira) “in memoriam”.

João Moreira Neto (Neto) era primo do ex-candidato a prefeito de Cajazeiras em 2000 pela Coligação PV / PPS / PC do B / PT, memorialista, escritor autor da obra Uma Família Sertaneja”, livro que custou 20 anos de pesquisa e descreve as origens dos Moreiras sertanejos do Século XVIII até os dias atuais, advogado, José Moreira Lustosa (Dr. Moreira Lustosa), da jornalista, doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora titular de Sociologia da UFCG – Campus de Cajazeiras-PB, Mariana Moreira Neto; do saudoso ex-vereador de Cajazeiras-PB, filho de Patrício José da Nóbrega Sena e Rita de Cássia Moreira Nóbrega Sena de Jesus que residiam no Distrito de Campo Alegre-Vieirópolis, Abel Moreira da Nóbrega que denomina o trecho da Rodovia Estadual PB - 420, que liga a cidade de Cachoeira dos Índios à BR - 116; do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cachoeira dos Índios, Alvino Moreira Lustosa ”in memoriam”; de José Antônio Moreira; Hilário Moreira de Figueiredo; do saudoso casal, Raimundo Moreira de Moura e Bernardina Moreira de Moura (Betina); do advogado José Moreira de Figueiredo – Dr. Benú Moreira “in memoriam”, dentre outros.

O pecuarista João Moreira Neto (Neto) era tio da Diretora da Creche Francisca Maria de Abrantes – Comunidade do Pinhão/Vieirópolis, assistente social, Francisca Cássia Moreira de Abrantes (Cassinha Abrantes) e de Margarete Moreira, esposa do ex-vereador de Vieirópolis, maçom e servidor da Cagepa, Chico de Nonato.

O velório está acontecendo em sua residência no Distrito de Fátima-Cachoeira dos Índios. O sepultamento será realizado domingo (12) de outubro. Às 9h haverá uma cerimônia de despedida na Capela de Nossa Senhora de Fátima no Distrito de Fátima. Depois o corpo seguira para o Cemitério Público Municipal de Nossa Senhora Aparecida em Cajazeiras-PB.

Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.

Fonte: Abdias Duque de Abrantes

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.