15/09/2025 às 20:48
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade integrante da rede estadual de saúde em Catolé do Rocha, realizou 441 atendimentos ambulatoriais e 49 cirurgias durante o plantão do final de semana, no período de sexta-feira (12) a domingo (14). Foram 47 cirurgias eletivas, sendo 39 delas pelo Programa Opera Paraíba, e dois partos cesarianos.
Neste período, o hospital realizou ainda 424 exames laboratoriais, 85 exames de Raios-X e 48 tomografias e registrou a internação de 69 pacientes, incluindo os que se submeteram às cirurgias e partos. Foram 146 atendimentos na sexta-feira, mais 131 no sábado e outros 164 no plantão do domingo.
As cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba foram de histerectomias (remoção do útero), colecistectomias (remoção da vesícula biliar) e hernioplastias (remoção de hérnia). Foram 18 cirurgias na sexta-feira e outras 21 no sábado. As demais cirurgias eletivas foram de fratura de tíbia e rádio, de 5º Podactilo (dedo mínimo do pé), além de uma apendicectomia (remoção do apêndice) e uma laparotomia gástrica.
Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço hospitalar, a maior demanda foi de pessoas com queixas de dores, com 56 casos, seguido de 31 pacientes para aplicação de medicação própria e de 24 casos de diarreia. O hospital atendeu ainda 12 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 11 delas com acidentes envolvendo motos e uma com automóvel. Durante o plantão foram realizadas ainda 35 avaliações ortopédicas e 123 avaliações de exames.
O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, avaliou o final de semana como muito desafiador, mas extremamente positivo. “Além de atender nossa demanda cotidiana, com mais de 440 consultas médicas, ainda conciliamos a nossa prestação de serviço com as 39 cirurgias do Opera Paraíba que foram todas realizadas sem nenhuma intercorrência, o que nos deixa com a alegre sensação do dever cumprido e bem feito”, destacou o médico.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera