28/07/2025 às 19:37
O plantão do final de semana (25 a 27) no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, ficou marcado pela realização de 56 cirurgias e pelo atendimento de 234 pessoas no setor de Urgência e Emergência, sendo 27 deles em função de sinistros de trânsito. Na sexta-feira (25), o hospital atendeu 95 pessoas, no sábado (26) foram mais 53 atendimentos e no domingo (27) outras 86 pessoas procuraram o serviço de pronto socorro da unidade.
Das 56 cirurgias realizadas no período, 44 foram eletivas e 12 de urgência. Foram 41 procedimentos oncológicos, seis cirurgias gerais, cinco ortopédicas quatro vasculares. Durante o plantão, 44 pacientes precisaram permanecer internados para observação e cuidados posteriores ao pronto atendimento.
Dos 27 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, a maior parte deles foi de acidentados com motos, com 25 ocorrências, além de duas pessoas que se feriram com acidentes com bicicleta. Além das vítimas de Patos, no total de 16, o hospital assistiu acidentados das cidades de Bonito de Santa Fé, Catingueira, Condado, Imaculada, São José de Espinharas, São Mamede e Tavares.
Além dos casos envolvendo os acidentados, a Urgência e Emergência do hospital atendeu 50 pessoas que se queixavam de dores, 17 que sofreram quedas, 10 com dispneia, outras 10 com traumas, nove com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), outras nove com mal-estar, e mais nove pessoas que sofreram mordidas de animais. Entre outras demandas, o hospital atendeu ainda três vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais três com crise nervosa, duas com engasgo, uma com crise convulsiva e ainda uma pessoa por tentativa de suicídio.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera