09/07/2025 às 11:30
Faleceu no Hospital Santa Terezinha (HST), em Sousa-PB, o pecuarista Gabriel Emídio Moreira, aos 96 anos. Ele residia na Comunidade de São Diogo-zona rural de Vieirópolis-PB. Foi casado com Dona Severina Augusta de Paula “in memoriam”. Deixou sete filhos. Gabriel Emídio Moreira era filho do saudoso pecuarista, o patriarca José Emídio Moreira (Zé Emídio) e da matriarca Maria Soledade de Jesus (Dona Soledade) “in memoriam” da Comunidade de São Diogo -Vieirópolis.
Trata-se de um cidadão de alto conceito no município. Um homem, um ser humano de natureza ímpar. Grande em seu modo de agir e leal aos amigos, companheiros e teve uma atuação em prol da consolidação da pecuária vieiropolense. Gabriel Emídio era um homem honrado, trabalhador, íntegro, digno e dedicado à sua família.
A Comunidade de São Diogo perde, sem dúvida, um grande baluarte. Vai para outros lares, uma importante parte da sua história, mas fica conosco, no entanto, um legado imenso de trabalho, retidão de caráter, dignidade e honradez.
O pecuarista Gabriel Emídio Moreira pertencia a uma família de políticos. Era tio da prefeita constitucional de Uiraúna, Leninha Romão (PSB), do ex-vice-prefeito de Vieirópolis, empresário e agropecuarista, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro), do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sousa, Francisco Valdemiro Gomes (Dr. Chiquinho do PT), do vereador de Vieirópolis, Francisco Emídio de Abrantes – Tico de Neco (PSB), do vereador de Vieirópolis, José Eliberto de Abrantes (REPUBLICANOS), do ex-vereador Francisco Assis Abrantes (Dá de Antônio Emídio), do agropecuarista, ex-senhor de engenho e ex-vereador de Sousa-PB, José Abrantes Sarmento (Zezinho Abrantes) “in memoriam”, do ex-vereador de Sousa-PB, fisioterapeuta Maurício Abrantes e do vereador do Município de Augusto Corrêa, no Estado do Pará, Francisco Valécio de Abrantes (MDB), aliado do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), deputado estadual Francisco das Chagas Silva Melo Filho (Deputado Chicão – MDB/PA).
Gabriel Emídio Moreira era avô dos advogados Dr. João Paulo Estrêla, Dr. Ivaldo Gabriel Gomes e do Delegado da Polícia Civil de Sousa, Dr. Francisco Abrantes Moreira. Era tio do Dr. Francisco de Assis Fernandes de Abrantes, da Procuradora Adjunta da Prefeitura Municipal de Sousa e tesoureira da Executiva Municipal do PT Sousa, Dra. Luci Gomes de Sena, da diretora-geral do Hospital Regional Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes de Sousa-PB, Paloma Pereira de Abrantes Lopes e do servidor público do IFPB de Sousa-PB, Raimundo Abrantes.
O corpo foi velado em sua residência na Comunidade de SãoDiogo-Vieirópolis-PB. Quarta-feira (9) foi celebrada a missa de corpo presente às 7h e em seguida o sepultamento no Cemitério Campo Santo Jesus Maria e José de Uiraúna-PB.
A prefeita municipal de Uiraúna-PB, Leninha Romão (PSB) emitiu Nota de Pesar.
Políticos e autoridades participaram da cerimônia fúnebre
Participaram da cerimônia fúnebre a prefeita constitucional de Uiraúna, Leninha Romão (PSB), o prefeito municipal de Santa Cruz-PB, Alberto Duarte de Sousa (Alberto de Braz), o ex-vice-prefeito de Vieirópolis, empresário e agropecuarista, José Emídio Moreira Neto (Zé de Miro) e esposa Desterro Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Vieirópolis, o vereador Francisco Emídio de Abrantes – Tico de Neco (PSB) e esposa Geralda Abrantes, o vereador Evandro Moreira Pamplona – Vando do Riacho (REPUBLICANOS), o ex-Presidente da Câmara Municipal e ex-candidato a prefeito de Vieirópolis, Antônio Adelino de Oliveira Neto – advogado Neto de Santa (PSDB), o ex-vereador de Vieirópolis, Francisco Assis Abrantes (Dá de Antônio Emídio), o empresário Valdeci Emídio Gomes (Valdeci de Miro), empresário Jáder Machado, o bancário do Banco do Brasil S.A de Sousa-PB e pecuarista Damião Abrantes de Sena.
Ainda participaram das Exéquias Geraldo Gomes Barbosa e esposa a gerente de vendas da Empresa Miro Madeiras Ltda estabelecida em Sousa-PB, de propriedade dos empresários Zé de Miro e Valdeci de Miro, Graça Emídio, o empreendedor Chagas de Creusa, o agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem, Douriclébio Abrantes de Sena, comerciante Dorinaldo Abrantes de Sena, o produtor rural Assis da Velha, a Diretora da Creche Municipal da Comunidade do Pinhão, Francisca Maria de Abrantes, assistente social, Cássia Moreira de Abrantes, a servidora pública da Prefeitura Municipal de Vieirópolis, Gildete Abrantes, o patriarca Zé de Duca, dentre outros.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera