Sousa/PB -
Equipe

Inspeção técnica do projeto Acesso Seguro fortalece proteção a magistrados e servidores em Comarcas do Sertão

Um conjunto de ações que fortalece a proteção de todos e também do patrimônio do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Da Redação Repórter PB

03/07/2025 às 14:15

Imagem Coordenação do Projeto Acesso Seguro

Coordenação do Projeto Acesso Seguro ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

As Comarcas de Catolé do Rocha, Pombal, São Bento e Santa Luzia receberam, esta semana, uma equipe da coordenação do Projeto Acesso Seguro, para a realização de inspeções técnicas. As visitas consistem em levar aperfeiçoamento aos servidores e servidoras desses locais para a utilização dos equipamentos e ações empreendidas nas unidades judiciárias espalhadas pelo Estado, que utilizam o sistema ‘Visit’.

Nas ações constam treinamentos específicos voltados à segurança de servidores(as), magistrados(as) e usuários(as) dos fóruns e prédios administrativos do Poder Judiciário estadual. Um conjunto de ações que fortalece a proteção de todos e também do patrimônio do Tribunal de Justiça da Paraíba.

“A utilização do software Visit, aliada à adoção dos procedimentos de segurança estabelecidos no âmbito do projeto Acesso Seguro, viabiliza a uniformização das rotinas de controle de acesso nas unidades judiciárias, contribuindo à mitigação de riscos e à preservação da integridade física de magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as) e demais usuários da Justiça. Ademais, a iniciativa fortalece a proteção do patrimônio público”, esclareceu o coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino Sá

Ele coordenou as inspeções com o tenente-coronel da PM Josélio César de Oliveira, além de Jean Carlo Lira Siqueira Vasconcelos Júnior, servidor da Gerência de Segurança Institucional do TJPB, que esteve na equipe de execução do Projeto Acesso Seguro.

Lucimeire de Oliveira Veras Guedes, gerente do fórum de Catolé do Rocha, ressaltou que as visitas técnicas viabilizam melhorias na segurança. “É de grande valia a inspeção, onde toma-se conhecimento da realidade e necessidades específicas de cada comarca, que, através de análise, conhecimento técnico aprofundado em foco, podemos, em parceria, viabilizar melhorias de segurança, reduzindo vulnerabilidades, prevenindo de situações indesejadas, buscando melhores condições de trabalho para todos”.

A gerente do fórum de São Bento, Francisca Fernandes de Araújo, confirmou os benefícios das inspeções. “É um pilar fundamental para garantir a segurança e a eficiência em qualquer ambiente que envolva trabalho em altura ou acesso a áreas de risco. A inspeção técnica de Acesso Seguro em São Bento não é apenas uma formalidade, mas uma medida estratégica e indispensável para proteger vidas, otimizar operações e construir um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente para todos”, falou.

Evaldo Medeiros da Nóbrega, da gerência do Fórum de Santa Luzia, destacou a importância de a equipe estar preparada para o uso do sistema Visit. “A inspeção técnica capacita nossa equipe de segurança de como proceder em algumas situações que venham a ocorrer em nossa unidade, como também o uso correto dos equipamentos implantados. O principal benefício é uma segurança efetiva e atenta a possíveis situações e a segurança que torna o nosso juiz, os servidores e pessoas que venham a estar dentro da nossa unidade judiciária”.

Antônio Soares da Silva Neto, está interinamente na gerência do fórum de Pombal, e elogiou a iniciativa. “É um trabalho brilhante que vem sendo desenvolvido à frente do projeto Acesso Seguro, com determinação, com os cuidados, principalmente com servidores, com juízes e ao público nas dependências dos fóruns do Estado da Paraíba”, enfatizou.

Acesso Seguro - O Projeto Acesso Seguro constitui uma das ações da Comissão Permanente de Segurança, presidida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, contando com o apoio e colaboração da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, sob a condução do desembargador Fred Coutinho.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.