Sousa/PB -
Obra

Comissão do CBH PPA visita Barragem Engenheiro Avidos para investigar vazamento e tranquilizar moradores

O objetivo da visita foi verificar relatos sobre um possível vazamento abaixo da ensecadeira construída pela empresa responsável pelas obras de recuperação da parede e modernização das comportas do açude Engenheiro Avidos.

Da Redação Repórter PB

17/04/2024 às 11:00

Imagem Visita Barragem Engenheiro Avidos para investigar vazamento

Visita Barragem Engenheiro Avidos para investigar vazamento ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Uma comissão do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu realizou uma visita à Barragem Engenheiro Avidos, conhecida como Boqueirão, em Cajazeiras, Paraíba, nesta terça-feira (16). 

O objetivo da visita foi verificar relatos sobre um possível vazamento abaixo da ensecadeira construída pela empresa responsável pelas obras de recuperação da parede e modernização das comportas do açude Engenheiro Avidos.

A comissão, composta pelo 2º secretário Jacodemes Garrido de Sousa, Ricardo Ramalho Lins, membro e presidente da Comissão de Alocação de Águas de São Gonçalo, e o coordenador do Centro de Apoio ao Comitê, Emidio Gonçalves, buscou informações técnicas para tranquilizar os agricultores que vivem às margens do Rio Piranhas, preocupados com a segurança da barragem.

O engenheiro do DNOCS, André Giovanni, presente no local, explicou que a ensecadeira não possui o mesmo nível de tecnologia de uma barragem definitiva e que é natural haver algum vazamento, mas que isso é acompanhado e monitorado. Ele tranquilizou os presentes quanto à segurança da estrutura.

O engenheiro responsável pela obra também esclareceu que há um tubo de drenagem para evitar possíveis estouros, e que estão sendo realizados reforços na ensecadeira. Além disso, foi destacada a necessidade de instalação de comportas para controlar o fluxo de água e minimizar impactos nas comunidades ribeirinhas.

Ricardo Ramalho, presidente da Comissão de Alocação de Águas de São Gonçalo, ressaltou a importância da visita para obter informações técnicas e garantir a segurança da ensecadeira e da barragem. 

Por outro lado, Manoel Chagas, coordenador do DPIVAS, expressou sua satisfação com a visita, mas lamentou que o fechamento imediato das comportas não tenha sido realizado, o que poderia prevenir danos às plantações e às famílias que já estão sendo afetadas pelas inundações.

Confira

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.