O Campus Sousa, do IFPB, por meio do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão, chefiado pelo Agroecólogo e Servidor Público da Instituição, Francisco de Sales, inicia uma parceria com a Prefeitura de Marizópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como Secretário o também Agroecólogo Daniel Elias, com o objetivo de criarem um núcleo de reprodução da Cultura da Mandioca no Município de Marizópolis, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar do território.

A parceira tem como objetivos específicos:

• Doação de seis variedades de Mandioca para seis famílias de agricultores do Município, onde essas famílias serão guardiões dessas variedades;

• Apoiar e fortalecer os arranjos produtivos de agricultores familiares criadores de bovinos, suínos, caprinos e ovinos;

• Criar um banco de sementes destas seis variedades de mandioca;

• Doação de exemplares ao IFPB quando necessário;

• Multiplicar a cultura com outros agricultores.

Vale salientar que as variedades são de uso para alimentação animal e produção de farinha, não sendo variedades de mesa. Será mais uma parceria de sucesso entre essas duas instituições que tem ao longo dos anos buscado alternativas para o desenvolvimento rural sustentável local. Para o Diretor do Campus, Francisco Roselanio, e para o Prefeito Lucas Braga, o único e exclusivo objetivo dessas parceiras é de ajudar cada dia mais a vida do homem do campo na sua manutenção em sua unidade familiar de produção e o desenvolvimento econômico local.