Sousa/PB -
Obras

Águas da transposição do São Francisco chegam à Engenheiro Avidos, em Cajazeiras

Na sequência, recurso hídrico segue rumo ao Rio Grande do Norte, aonde chegará, pela primeira vez, em fevereiro.

Da Redação Repórter PB

25/01/2022 às 16:01

Ads 970x250
Tamanho da fonte

Brasília (DF), 25/01/2022 -- Nesta terça-feira (25), a Barragem Engenheiro Avidos, localizada em Cajazeiras, na Paraíba, recebeu pela primeira vez as águas da transposição do Rio São Francisco por intermédio do Canal Caiçara-Avidos. Agora, o recurso hídrico segue, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa (PB), de onde continuarão, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu. A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro.


“Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É a formalização do compromisso do presidente Bolsonaro para emancipar as populações nordestinas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Em operação desde 1936, a Barragem Engenheiro Avidos recebeu reformas em 1977 e, agora, passa por serviços de modernização e recuperação, que foram iniciados em maio deste ano e receberam investimentos federais de R$ 17,6 milhões. A previsão de entrega dessas obras é em junho de 2022. A estrutura atende cerca de 61,4 mil pessoas da região.

Último trecho de canal

O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.