A Unidade Básica de Saúde Valdemar Mamede da Nóbrega, localizada na Cruz da Tereza, em Coremas, também realizou na última terça-feira (26/10/2021), a campanha do Outubro Rosa.


A Dra. Jakeline Justino da Nóbrega (enfermeira), fez a coleta do material citopatológico e avaliação mamária. Teve o depoimento da senhora Francisca Alves de Souza (Aldinha) de 48 anos, que falou de como foi enfrentar e vencer a doença, falando para as mulheres presentes que tenham força e fé.

A Dra. Maria José Alves (nutricionista) do NASF, abordou a questão alimentar (tratamento nutricional), como uma forma no tocante a prevenção de várias doenças, inclusive o câncer, e a busca pelas atividades físicas. O Dr. Jeferson Lima (psicólogo) do NASF. Ministrou a Palestra destacando a forma preventiva e a psicologia oncológica (os efeitos da mente e a forma de enfrentar).

O Dr. José Maximiano Neto (médico), elencou no que diz respeito a fatores de risco, histórico familiar, faixa etária. Segundo o mesmo, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rasteio a cada 2 anos nos pacientes entre 50 e 69 anos de idade. Já a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, recomenda o rastreio anual para mulher s a partir dos 40 anos de idade sem fatores de risco e em menores de 40 anos para aquelas que possuem fatores de risco( por exemplo, parente de 1° grau diagnosticado com a doença).

A Primeira-Dama de Coremas, Antônia Alexandrino, agradeceu a toda equipe, parabenizou as mulheres por terem ido ao evento, e reforçou que a Gestão do Prefeito Irani Alexandrino tem como prioridade a saúde, concluindo com a entrega de rosas. A professora de dança Maria dos Remédios, descontraiu todos com muita diversão através da dança. Participam mais de 30 mulheres, finalizando com um café da manhã.