Sousa/PB -
Agora é Lei

Pontões, Congos, Reisado e Irmandade do Rosário de Pombal são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da PB

Lei nº 12.088 é de autoria da deputada Pollyanna Dutra e foi sancionada nesta quinta-feira (14).

Da Redação Repórter PB

15/10/2021 às 12:01

Tamanho da fonte

Os grupos Irmandade do Rosário, Pontões, Congos e Reisado do município de Pombal agora são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial do estado da Paraíba. Isso porque foi sancionada nesta quinta-feira (14) e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (15) a lei nº 12.088, de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra, que destaca e reconhece a importância desses movimentos culturais, que marcam a história da fundação do estado da Paraíba. 


“A Festa do Rosário de Pombal, tradição que se mantém no município há mais de 120 anos, é também o momento da reunião de diversos grupos que carregam a história e a cultura do município e do Estado da Paraíba. Pelo menos uma vez por ano, ocupam as ruas e as praças centrais pombalenses a Irmandade do Rosário e os grupos Pontões, Reisado e Congos, trazendo consigo as marcas de um passado de resistência, fé e luta da população local”, destacou a parlamentar, na justificativa da sua matéria.

Pombal foi o primeiro núcleo de colonização do Sertão da Paraíba e a resistência desses grupos culturais demarca a relevância dessa história, conforme Dutra. “Esses grupos são remanescentes de africanos e são movimentos que foram trazidos da África por negros convertidos. Eles, ao longo dos anos, por meio dos grupos, faziam filantropia e utilizavam o dinheiro para libertar negros escravizados e amparar famílias desassistidas. Essa é apenas uma parte dessa rica história que, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que tem características barrocas e completou 300 anos em 2021, preserva uma cultura, uma história que precisa ser contada à Paraíba. São mais de 300 anos da nossa igreja e mais de 100 anos desses grupos, que demonstram a riqueza que nossa terra carrega”, explicou Pollyanna. 

“Essa é uma relíquia que temos que preservar. Como filha da terra, como sertaneja, como paraibana, vejo a importância de destacar a relevância desses grupos culturais e de tudo que está arraigado nesta terra, que não podemos deixar o vento levar. Fico muito feliz em poder homenagear e mostrar à Paraíba o que esses grupos representam para nós. História linda que temos a contar a todo o Estado. Eu não poderia deixar de homenagear esses grupos tão importantes, sobretudo neste ano, em que comemoramos os 300 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário”, finalizou.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.