Sousa/PB -
Cuidado Especial

Complexo Hospitalar de Patos realiza videochamadas diárias para familiares de pacientes com Covid

Os de UTI não podem ficar com os aparelhos, mas são contemplados com as videochamadas

Da Redação Repórter PB

25/01/2021 às 20:21

Tamanho da fonte

Bem antes de virar lei na Paraíba, a determinação de que as unidades de saúde da Paraíba realizem videochamadas para parentes de pacientes internados com Covid é uma rotina de humanização implementada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Desde agosto do ano passado, inicialmente de forma voluntária, e desde dezembro passado de forma cotidiana, essa prática foi introduzida na unidade com o propósito de atenuar a aflição dos parentes que têm pessoas isoladas por causa da doença e estimular os doentes na busca da cura do Covid-19.

“Entendemos que essa é uma forma de amenizar o sofrimento e angústia de familiares de nossos pacientes”, reitera o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes. No Complexo de Patos, essa missão cabe a psicóloga Pryscilla Guedes, que todas as tardes, de segunda a sexta-feira, tem essa missão de mediar os diálogos de pacientes com suas famílias. “Todos os dias realizo visitas nas UTIs e enfermarias para identificação dos pacientes conscientes e orientados e que estejam em condições clínicas e psicológicas para a realização das videochamadas”, explica ela, lembrando que os pacientes que ficam nas Enfermarias têm autorização de ficar com o próprio celular e já se comunicam com os familiares.

Os de UTI não podem ficar com os aparelhos, mas são contemplados com as videochamadas. “As ligações duram entre dois e cinco minutos, em média, e dependem muito da condição do paciente e do fluxo das conversas”, explica Pryscilla, lembrando que, em média, faz 15 ligações todos os dias.

A lista dos números de telefones dos pacientes é fornecida pelo Serviço Social e quando o paciente não possui aparelho ou não tem um telefone compatível com a realização de chamada de vídeo, é utilizado o celular do NIR ou da própria psicóloga, já que as chamadas via WhatsApp são gratuitas. “O importante é dar condições dos pacientes se comunicarem com seus familiares. Isso tem um efeito direto na recuperação do quadro clínico deles e já foi comprovado que essa iniciativa melhora o astral do paciente e o estimula a reagir de maneira mais confiante”, descata Pryscilla.

Foi o que aconteceu com o aposentado José Joaquim, de 80 anos, que ficou 47 dias na UTI do Complexo. A filha dele, Luciene Araújo, reitera a importância desta iniciativa e do quanto ela ajudou na recuperação de seu pai. “Todos os dias a gente falava com ele. Nós não podíamos ir para lá e visitá-lo, mas as videochamadas nos davam a oportunidade de falar com ele. Com certeza, essa ação ajudou a melhorar a saúde dele, que foi muito bem cuidado enquanto esteve internado no hospital, e a atenuar a ausência e a nossa angústia. Só temos que agradecer por tudo e pela recuperação de meu pai”, destaca Luciene, lembrando que uma das chamadas mais emocionantes foi na noite de Natal. “Foi muito bom receber a chamada na noite de Natal. Todo mundo participou e pôde ver ele e desejar Feliz Natal. Gostamos demais. Foi muito significativo para todos nós e para ele também, que estava triste por não poder estar conosco”, ressalta Luciene.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.