Sousa/PB -
Cineclube Trajetória

Projeto da Secretaria Municipal de Cultura de Coremas irá beneficiar a população através da cultura do áudio visual

Projeto de lei 369/2020 de autoria de Ednaldo Pereira foi aprovado por unanimidade

Da Redação Repórter PB

02/06/2020 às 21:16

Tamanho da fonte

Com o objetivo de fomentar e difundir a cultura áudio visual em nossa cidade, a Secretaria de Cultura de Coremas criou o projeto Cine Clube Trajetória. Projeto que irá possibilitar os cidadãos Coremenses acesso ao lazer, cultura e entretenimento de qualidade, de forma gratuita e permanente.

O projeto irá criar oportunidades e captar os produtores locais e demais interessados na produção e exibição audiovisual, garantindo-se obras a serem exibidas no próprio cineclube, bem como permitindo que jovens produtores possam se tornar profissionais da área do cinema a exemplo de Diassis Pires e Kennel Rógis, que se tornaram inclusive multiplicadores levando essa possibilidades a outros jovens, como ocorreu na escola Carlos Luís de Araújo no qual o projeto da professora Maria Patrocina da Silva Pires, que contou com o oficineiro Diassis Pires, produziu um documentário de suma importância sobre a Comunidade

Quilombola Navio, e acabou angariando vários prémios e abrindo novas possibilidades para os jovens alunos. E como foi o caso também de Kennel Rógis que levou o projeto do exibição de filmes “Curta Coremas” para escolas do município, que acabou inspirando vários jovens a refletir sobre a ausência do cinema em nossa comunidade como foi o caso da aluna Carolina Alves Dias que tomou como base a exibição feita em sua escola para produzir uma redação sobre democratização do cinema levando ela a receber a pontuação máxima do Enem, recebendo o título de garota nota 1.000 e tornando a destaque em nosso estado.

O nome do cineclube se refere a uma obra produzida no município por um desses estudantes que se tornaram profissionais na área do áudio visual, e tem como objetivo incentivar e inspirar outros jovens a seguir o mesmo caminho.

“O título faz referência a trajetória do cinema em nossa cidade, algo que mudou a forma como as pessoas veem a cultura através do áudio visual”

O cine clube irá funcionar no Centro de Formação Educacional e Cultural de Coremas (Centro Cultural Shaolim) Tendo em vista eu o espaço dispões de toda logística necessária para o funcionamento do cine clube.

A secretaria de cultura de Coremas estuda a melhor data para a inauguração do Cine Clube, que ocorrerá provavelmente no começo do ano de 2021, tendo em vista que no momento da pandemia isso não se torna viável.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.