Sousa/PB -
uiraúna

Saudoso agropecuarista Bizerril Herculano, pai do vereador Marcondes Bizerril, foi homenageado na 3ª Cavalgada dos Amigos-Uiraúna

São seus filhos o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Triunfo-PB, Francisco Ednaldo da Silva, o ex-vereador e ex-chefe do Posto de Trânsito de Uiraúna

Da Redação Repórter PB

16/09/2019 às 21:18

Tamanho da fonte

O saudoso agropecuarista Bizerril Herculano da Silva foi homenageado por ocasião da 3° Cavalgada dos Amigos-Uiraúna-PB realizada em 15 de setembro de 2019. A homenagem ao grande agropecuarista não poderia passar despercebido. Familiares do homenageado prestigiaram a festa popular.

PERFIL DO AGROPECUARISTA BIZERRIL HERCULANO

Bezerril Herculano da Silva era filho do Sr. Francisco Herculano da Silva e D. Elvira Maria da Conceição. Casou-se com D. Ana Idalina Almeida da Silva “in memoriam” e desta união conjugal nasceram nove filhos. Construiu a sua casa da fazenda na Comunidade de Mato Grosso-Uiraúna-PB.

São seus filhos o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Triunfo-PB, Francisco Ednaldo da Silva, o ex-vereador e ex-chefe do Posto de Trânsito de Uiraúna, Francisco Francinaldo da Silva (Vadim), o ex-vereador de Poço de José de Moura, Francisco de Paulo Almeida da Silva (Paulinho), o vereador de Uiraúna, pecuarista e proprietário do Parque de Vaquejada Bizerril Herculano, Francisco Marcondes da Silva (Marcondes de Bizerril), pecuarista Francisco Cesanildo (Neném de Bizerril), pecuarista e comerciante Francisco Lucivaldo (Lúcio de Bizerril), comerciante Francisco Francenildo (Nildo de Bizerril), o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ) da Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe, Francisco Luzimar Herculano da Silva e Francisca Lucinete (Nininha). Deixou 21 netos e dois bisnetos.

Bizerril Herculano era devoto de São Francisco de Assis motivo pelo qual todos os seus filhos carregam “Francisco” nos seus nomes. Eterno apaixonado pela agricultura e pecuária. Destacou-se pelas grandes plantações de algodão. Foi um grande criador e um entusiasta da raça de bovinos Zebu. Era amante de bons automóveis.

Bizerril Herculano passou a comprar algodão aos pequenos agricultores da região e vendia o produto adquirido e a produção própria para a Algodoeira André Gadelha Ltda, de propriedade dos saudosos empresários José de Paiva Gadelha (Zé Gadelha), Zabilo Gadelha e Clotário Gadelha dos quais era amigo particular. No campo político era gadelhista. Fiel correligionário do saudoso deputado federal José de Paiva Gadelha (Zé Gadelha). Bizerril Herculano também era amigo particular dos saudosos agropecuaristas Assis Barbosa, Assis Moreira, Chico Ginú, Zezinho Tomaz, Chico Romão, Deca Barbosa, dentre outros.

Bizerril Herculano tinha um espírito empreendedor. Tinha como virtudes a generosidade, honradez, serenidade, alegria, fé, força, perseverança e determinação para o enfrentamento da condução dos problemas do cotidiano. O patriarca Bizerril Herculano foi um homem de traços fortes, carismático, um guerreiro e um empreendedor nato. Um homem de respeito, que agia com ética e era dedicado ao trabalho e a sua família. Foi um homem de caráter exemplar. Um sábio, graduado e pós-graduado na escola da vida.

“Meu avô foi uma referência e um orgulho para a família. Foi uma importante liderança rural da Comunidade de Mato Grosso-Uiraúna. Tenho uma admiração profunda e honesta pelo nome do meu avô e pelo legado que ele nos deixou. Em nome de toda família Bizerril, agradeço em especial a Vandinho Magalhães e ao ex-candidato a vice-prefeito de Major Sales-RN, Dr. Allan Fernandes, bem como aos demais organizadores da Cavalgada por essa justa homenagem”, disse a neta e estudante de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria (FSM), Letícia Abrantes.


Abdias Duque de Abrantes

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.