Sousa/PB -
Passo a Passo

Curso Preparatório para pretendentes à Adoção será realizado em Patos no dia 23 de maio

O curso está sendo promovido pelo Juízo da 7ª Vara Mista local (competente para os processos da Infância e Juventude).

Da Redação Repórter PB

08/05/2019 às 08:08

Imagem Adoção

Adoção ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Aqueles que estão se habilitando para a adoção poderão realizar o Curso Preparatório para pretendentes, que ocorrerá no dia 23 de maio, das 8h às 17h, no auditório do Fórum Miguel Sátyro, na Comarca de Patos. O curso está sendo promovido pelo Juízo da 7ª Vara Mista local (competente para os processos da Infância e Juventude) e é voltado para os pretendentes que estão localizados nas comarcas da 3ª circunscrição do Estado.

A 3ª Circunscrição é integrada pelas Comarcas de Patos (sede), Água Branca, Coremas, Itaporanga, Juazeirinho, Malta, Piancó, Princesa Isabel, Santana dos Garrotes, São Mamede, Santa Luzia, Taperoá e Teixeira.

De acordo com o juiz titular da 7ª Vara, Bruno Medrado dos Santos, as unidades judiciárias em questão têm até o dia 10 de maio para enviar à Equipe Multidisciplinar de Patos, por malote digital, os dados dos pretendentes (número de processo e nomes), a fim de que possam ser inseridos na formação, conforme comunicado encaminhado a cada uma delas. “O curso é pré-requisito para a habilitação. Estamos esperando receber uma média de 20 inscritos”, antecipou.

Grade do Curso – A ‘Abordagem Histórica e Jurídica da Adoção’ será a primeira palestra do Curso, prevista para ser proferida às 8h30 pelo magistrado Bruno Medrado. Na sequência, a promotora de Justiça Lívia Vilanova falará sobre o ‘Passo a Passo da Adoção Legal’, seguida de uma roda de perguntas e respostas. Às 10h30, a equipe multidisciplinar da Comarca de Patos debaterá com os presentes sobre os ‘Aspectos Sociais, Psicológicos e Pedagógicos do processo’.

Após o almoço, a mesma equipe fará alguns trabalhos com os pretendentes. Primeiro, haverá uma dinâmica de apresentação, seguida da realização da oficina ‘Refletindo sobre as Expectativas’. Depois, será facilitada uma dinâmica de fotos. O curso será finalizado com o depoimento de casais adotantes, avaliação e entrega de certificados.

Passo a Passo para a Adoção – De acordo com o magistrado Bruno Medrado, a primeira fase a ser cumprida pelas pessoas que querem se habilitar à adoção é a entrega de documentos na Vara competente, como RG, CPF, certidão de antecedentes criminais, atestado de capacidade mental, entre outros.

Num segundo momento, o casal ou pessoa interessada recebe a visita da equipe técnica da unidade, que vai entrevistar e analisar a vida dos interessados, desde as capacidades ao grau de ciência da responsabilidade que o ato envolve.

O juiz esclareceu que o Curso Preparatório também é uma das fases obrigatórias e, quando concluído, é responsável pela sentença que habilita o pretendente ao Cadastro Nacional de Adoção (CNA) – onde serão disponibilizados todos os dados do pretendente e perfis desejados, relacionados ao sexo, faixa etária, existência de deficiências, grupos de irmãos, entre outras informações.

“Inicialmente, cruzamos os dados da esfera municipal, depois estadual e ampliamos, também para nível nacional. O grande empecilho ainda são os perfis escolhido. A disponibilidade é de crianças com mais idade e adolescentes, ao passo que a busca maior é por bebês. Mas, aos poucos, vemos que os pretendentes estão aceitando mais adotar adolescentes, ou crianças com alguma deficiência”, explicou o magistrado.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.