Saúde

Complexo Hospitalar de Patos integra Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A proposta é abordar questões de segurança e saúde do trabalhador, visando à redução de acidentes e doenças do trabalho

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro aderiu ao movimento “Abril Verde” e vai desenvolver ações de conscientização de colaboradores nesta sexta-feira (12). As atividades acontecerão no hall do Hospital do Bem, e serão conduzidas pelo setor de saúde e segurança do trabalho e Recursos Humanos da unidade hospitalar, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest- regional Patos). A proposta é abordar questões de segurança e saúde do trabalhador, visando à redução de acidentes e doenças do trabalho.

Dentre as atividades programadas para o CHRDJC, estão previstas a iluminação das fachadas de verde, distribuições de laços verdes e material educativo impresso, com objetivo de sensibilizar o corpo funcional sobre a importância da proteção à saúde e a prevenção de acidentes no ambiente laboral, além de mini palestras nos setores da unidade.

De acordo com a técnica de Segurança do Trabalho, Lusângela Azevedo, o foco das ações será o da proteção, com o incentivo para ao uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs), bem como a prevenção de acidentes. “Temos que usar todos os mecanismos disponíveis para chamar atenção que somente com a prevenção reduziremos os acidentes e adoecimento no ambiente de trabalho, e também ir mais além, lembrando que o investimento em prevenção e precaução mudam a realidade para muito melhor”, afirma a técnica.

Segundo Lusângela, o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social atesta que foram registrados 549.405 acidentes de trabalho no Brasil, somente em 2017. “Se os empregadores não procurarem se antecipar aos fatos, acidentes continuarão acontecendo no país. É mais barato, inclusive, prevenir e evitar do que reparar os danos já causados”, finaliza a técnica.

Repórter PB

Destaques