Sousa/PB -
professor

Poço Dantas-PB: Professora Erivalda emite nota pelo Dia Nacional do Pedagogo

Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

Da Redação Repórter PB

20/05/2018 às 17:37

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A professora da Escola Municipal Rosa Dias do Nascimento de Poço Dantas-PB, Erivalda Paulina Deniz, emitiu nota parabenizando todos os profissionais de pedagogia pela passagem do seu dia comemorado dia 20 de maio. A importante função de ensinar é lembrada neste domingo, quando se comemora o Dia Nacional do Pedagogo, profissional que tem a função de ser um transformador na vida de muitas pessoas.

A lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015 instituiu o Dia Nacional do Pedagogo, a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano. A norma foi sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff.

Atualmente, o profissional da educação não se gradua somente para trabalhar dentro das salas de aulas. As funções desse profissional são muitas, por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias e as psicologias da educação, ele é o responsável por várias formações humanas e em qualquer ambiente que dele necessite.

Pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino. O foco do curso de Pedagogia, em geral, é a primeira infância – estudar o desenvolvimento das crianças, a alfabetização delas e os conhecimentos que devem ser ensinados nessa faixa etária. Após concluir essa graduação, o profissional estará habilitado a dar aula em Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

A sua função é planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica, orientação educacional e gestão e, ainda, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em ambientes como empresariais, Ongs, sindicatos, movimentos sociais, hospitais e outros.

O termo pedagogo surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia e aquele que conduz.

Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência

Paulo Freire (1921-1997) foi o mais notável educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido, sobretudo pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Paulo Freire, o escopo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desprotegidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Paulo Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras-PB, a professora Erivalda Paulina Deniz diz se sentir muito realizada na profissão que escolheu seguir. “Ter feito Pedagogia significa muito para mim. Sinto-me honrada quando vejo um aluno meu crescendo e se desenvolvendo”, contou a pedagoga.

“A data é uma forma de corroborar a importância desses profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, muitas vezes complexas, na área da educação, sempre em busca da excelência”, disse a pedagoga Erivalda Paulina Deniz.

Abdias Duque de Abrantes

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.